São José, Santa Catarina, Brasil
28 de abril de 2024 | 23:49
Edição Setembro | 2010
Ano XVI - N° 172
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Panorama Político Borges Neto
Conscientização ambiental preocupa vereadores
AEMFLO e CDL-SJ realizam último encontro da campanha Nosso Voto tem Força
São José tem novos conselheiros de Assistência Social
Ministério Público catarinense lança projeto para contribuir na qualidade de vida do cidadão
Festival de Dança do Itaguaçu espera 25 mil pessoas
São José terá uma nova subestação da CELESC
Dia do Idoso é comemorado com show do cantor Wanderley Cardoso em São José
Churrascaria Ataliba apresenta os pratos típicos da 25ª Fenarreco
Praia Comprida recebe Operação Tapete Preto II
1ª Visart valoriza arte e cultura

Geral
 
FENAOSTRA lança 12ª edição da Festa com a escolha da nova corte
Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana será entre os dias 22 e 31 de outubro

Clique na imagem para ampliar.
A FENAOSTRA, Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, lançou sua 12ª edição com a escolha da nova corte no Lira Tênis Clube, no dia 15 de setembro, em Florianópolis. Ariella Carioni Engelke, de 19 anos, foi escolhida rainha, junto com Marina Fagundes, 21 anos, que foi escolhida 1ª princesa e Michele Crispim, 21 anos, coroada como 2ª princesa da Festa. O lançamento também serviu como uma prévia do que os restaurantes estão preparando para este ano e os convidados puderam degustar os mais variados pratos preparados com a grande atração do evento: a ostra.
Participaram da mesa de jurados nomes como Adriana Althoff, apresentadora e presidente do Clube do Champanhe; Fábio Queiroz, presidente da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; Ana Clara, apresentadora da RIC Record; Alex Alves dos Santos, pesquisador da EPAGRI; Luisa Gutierrez, colunista social e apresentadora da RIC Record; Suelen Hesckel, Miss Santa Catarina Turismo; Homero Gomes, secretário de Turismo de Florianópolis; Witor Dutra, superintendente substituto do Ministério da Pesca e Aqüicultura, e Dr. Egídio Martorano, cirurgião plástico.
Para convencer os jurados, as 12 candidatas tiveram que exibir beleza, elegância, simpatia e carisma, além de desembaraço na hora de responder perguntas como: o que você acha da iniciativa da Prefeitura de Florianópolis de colocar a ostra na merenda escolar?; qual o motivo do sucesso da FENAOSTRA?; ser Manezinha é motivo de orgulho?; você acredita que a festa contribui com o trabalho dos maricultores?.
Surpresa por ter sido coroada rainha da festa, Ariella Carioni Engelke disse que a inscrição para o concurso foi uma sugestão de seu pai e que agora pretende trabalhar muito para ajudar na divulgação do evento. "Vamos agora divulgar essa festa maravilhosa e fazer com que todo mundo tenha acesso a essa especiaria que é tão rica em nutrientes, mas que muita gente ainda não sabe", falou Ariella.

Grandes atrações estão reservadas para a 12ª Fenaostra
A 12ª FENAOSTRA será realizada no Centro Sul, Centro de Convenções de Florianópolis, e terá uma agenda repleta de atrações gastronômicas, folclóricas e culturais.
Como acontece todos os anos, a Festa terá um amplo espaço destinado à degustação de ostras e outros frutos do mar, preparados das mais diversas formas. O espaço terá dois restaurantes principais, além de outros dez e mais quatro quiosques. As associações de maricultores AMAQUAI, Rede Rosa, AMANI e ASIMAR, também estarão presentes na festa. "Esse ano teremos quatro associações de maricultores com seus restaurantes. A Festa foi criada por maricultores e para eles, e se tornou uma das mais importantes do calendário das festas de outubro em Santa Catarina", disse Guilherme Pereira, superintendente do IGEOF, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis.
Durante os 10 dias de Festa, será realizado concurso de bares e restaurantes e também de gourmets e chefs, com foco tanto na gastronomia, quanto na relação dos pratos com a cultura local, na busca de abrir mercado para o consumo de ostras. Um pavilhão também será montado especialmente para a comercialização do artesanato ilhéu, além de servir de espaço para as apresentações folclóricas e culturais.
Os shows nacionais neste ano serão realizados na Passarela de Samba Nego Quirido, ao lado do Centro Sul e contarão com a presença de Maria Cecília e Rodolfo (22/10), Marcelo D2 (23/10), Fábio Jr (24/10), Alexandre Pires (28/10), Zé Ramalho (29/10), Hugo Pena e Gabriel (30/10), e Inimigos da HP e Jeito Moleque (31/10).
A maricultura em Florianópolis emprega cerca de 800 pessoas diretamente e 4.000 indiretamente e responde por uma renda primária de mais de R$ 38.472,00 ao ano. A cidade é responsável por 68,98% da produção nacional de ostras e o Estado de Santa Catarina produz 95% do que é consumido no País. A ostra é um alimento saudável, com baixo teor de calorias, além de possuir grande quantidade de vitaminas, minerais e ômega 3, que previne doenças no coração. A Prefeitura de Florianópolis está incluindo o alimento na merenda escolar da rede municipal, combatendo a desnutrição e a obesidade infantil.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.