São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 00:05
Edição Fevereiro | 2013
Ano XIX - N° 201
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Ministra defende diálogo entre Governo Federal e Municípios
Policiais e bombeiros militares recebem diária de apenas 100 reais
Detran esclarece lei do mototáxi e do motofrete
Projeto Golfinho
TRE-SC tem novo presidente e eleições suplementares terão novidades

Geral
 
Deputados apresentam projetos para aumentar segurança em eventos
A tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde quase 240 pessoas morreram em decorrência de um incêndio, em janeiro passado, ainda repercute no Parlamento catarinense. Três projetos de lei (PLs) protocolados neste ano na Assembleia e que já estão em tramitação tratam da adoção de medidas de segurança em casas de shows e boates.
Duas das propostas são de autoria do deputado Darci de Matos (PSD). Um dos projetos de lei exige a contratação de pessoal treinado e habilitado para atuar em casos de emergência (incêndio, desabamento, tumultos, etc.) nos eventos com mais de 200 pessoas. Para isso, os profissionais contratados devem ser habilitados pelos bombeiros militares ou voluntários, ou por empresas credenciadas.
Já o outro projeto do deputado Darci de Matos, determina que em todo evento público com mais de 200 pessoas seja obrigatória a instalação de um sistema informatizado (software) que possa registrar o número de participantes. Com isso espera-se não só facilitar a identificação dos presentes, mas, principalmente, evitar a superlotação do espaço.
Outro projeto, de autoria do deputado Ismael dos Santos (PSD), visa a principalmente orientar o público sobre os dispositivos de segurança e sobre os procedimentos a serem adotados nos recintos onde são realizados eventos que reúnam o público em geral, como shows e eventos esportivos. O projeto obriga os promotores desses eventos a orientar o público sobre as saídas de emergência, a localização de extintores e sobre a capacidade máxima do local. Isso deverá ser feito antes do início do evento. No caso de eventos de longa duração, essas informações devem ser repetidas a cada três horas ou nos intervalos.
Os três projetos de lei já estão em tramitação na Assembleia. Eles aguardam apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.