São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 10:42
Edição Fevereiro | 2013
Ano XIX - N° 201
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis




Parecer
 
(In) Tolerância zero à angústia da morte
Na página 119 da Revista Veja, edição 2004, ano 40 – nº 15, de 18 de abril de 2007, na matéria intitulada “APRENDER A VIVER”, foram apresentados pensamentos para salvar a pele dizendo “Como diferentes escolas responderam à angústia da morte" – uma das questões centrais da filosofia de acordo com Luc Ferry, expondo alguns pensamentos universais. O ESTOICISMO: Para pensadores como o imperador romano Marco Aurélio, o homem é um elemento transitório dentro de um cosmo perfeito. A morte é só uma mudança de estado dentro desse universo harmonioso. O CRISTIANISMO: A ressurreição da carne, com sua promessa de salvação individual, é central no pensamento de filósofos como Santo Agostinho. A morte não seria definitiva para quem aceita a natureza divina de Jesus Cristo. O HUMANISMO MODERNO: Da renascença em diante, a ciência abalou a ideia de um cosmo harmonioso e de um Deus criador. O alemão Immanuel Kant, porém, buscou um sentido no “pensamento alargado”, que se libera de suas limitações para compreender o outro. O PÓS-MODERNISMO: O alemão Friedrich Nietzsche, antecessor de todos os filósofos pós-modernos, denunciava a religião, os ideais utópicos e a própria filosofia como ilusões. Ele pregava o amor fati: “Nada desejar além daquilo que é”.
Assistindo aos noticiários do mês de janeiro de 2013, percebe-se que o “jeitinho brasileiro” ainda governa o Brasil, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, porque os fatos se contradizem assustadoramente, mostrando uma incoerência de tolerância zero, senão vejamos:
1. Por conta do “Projeto Pré Sal”, os usuários de veículos automotores irão pagar três reais, aproximadamente, por litro de gasolina comum consumida. 2. A Presidente do Brasil, em rede nacional de televisão, anunciou que a conta de luz das residências será reduzida em 18% e para as empresas essa redução será de 32%, embora as usinas termoelétricas fossem acionadas devido à seca que reduziu a energia barata produzida pelo represamento de água para as hidroelétricas. 3. Boate Kiss em Santa Maria, com muita vigilância e segurança física, no controle das “comandas”, sem saída e iluminação de emergência, com teto rebaixado, onde foram utilizados produtos altamente inflamáveis, local liberado para a “gurizada fandangueira” fazer uso de artefato peritécnico proibido para ambiente fechado, onde não tinha a presença obrigatória de um representante de bombeiro civil para o seu funcionamento, com licenciamentos ou alvarás de funcionamento vencidos, foi palco de uma tragédia anunciada, previsível e criminosa, de triste memória, que vitimou quase quatrocentos jovens entre mortos (2/3) e com lesões corporais graves (1/3), integrantes de um contingente em torno de 1.500 pessoas que participavam de um evento organizado por associação de alunos da UFSM, ou seja, um evento estudantil realizado em uma casa noturna com capacidade máxima prevista para menos de 1.000 pessoas, se fosse considerada uma área de um metro quadradro para cada frequentador. Desse episódio evitável e lamentável, suas consequências demonstram que ocorreu: a) corrupção ativa por parte dos donos do referido empreendimento; b) corrupção passiva por parte das autoridades públicas que autorizaram o funcionamento desse “local de extermínio de vidas humanas”; c) imperícia e imprudência dos responsáveis pelo show pirotécnico; d) prática do crime de cárcere privado e negligência funcional dos seguranças e dos donos da casa noturna, no momento em que impediram a saída das pessoas antes de pagar as “comandas”; e) prática dos crimes de homicídio (por mais de duzentas vezes) e de lesões corporais (por mais de cem vezes), na forma dolosa, já que se tratam de atos intencionais, diante do risco de morte e de lesões físicas, contra pessoas indefesas, embora confinadas de forma voluntária em um ambiente fechado de alto risco. 4. O Senado Federal elegeu seu novo Presidente que está sendo processado no STF, respondendo por atos de improbidade administrativa quando ora eleito, atuava como presidente da mesma instituição pública. Cadê a ética na política? No Brasil vale tudo? É a Lei de Gerson atuando em todos os níveis do poder.
Registra-se que saímos do século vinte e ingressamos no século vinte um, porém, os pensamentos para salvar a pele da humanidade continuam sendo ignorados, diante da fragilidade das nossas instituições públicas e privadas. Verifica-se que na prática a teoria é outra. Como a maioria dos frequentadores da Boate Kiss, do Município de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, era de estudantes universitários, percebe-se que algumas mentes privilegiadas que estavam no local não perceberam o risco, mesmo intuitivo, a que estavam sendo expostos. Temos que usar a tecnologia dos serviços e dos equipamentos sofisticados em nosso favor, mas na Boate Kiss nada funcionou para salvar as vidas perdidas estupidamente. Quantos celulares foram queimados, sem que os pais fossem avisados antecipadamente dessa tragédia anunciada. Uma cidade de trezentos mil habitantes deveria saber que a Boate Kiss era um ambiente perigoso, porque tinha apenas uma porta de entrada/saída, onde apenas setenta pessoas poderiam fugir de incêndio no espaço tempo de um minuto, local onde estavam presentes mais de mil pessoas. Quando as autoridades públicas perceberam os atos de omissões e de prevaricações que praticaram em relação à tragédia de Santa Maria, foram alertadas de que mais de cinquenta por cento das casas noturnas brasileiras estão funcionando irregularmente, ou sob conivência do Poder Público visível ou invisível.
Chega de corrupção, seja ativa ou passiva, cadeia para todos os que, direta ou indiretamente são considerados responsáveis por tragédias humanas anunciadas. Antes de pegar um avião faça um testamento, porque a aterrissagem sempre continua sendo incerta, devido, quase sempre, à falta de manutenção dos equipamentos. Não frequente playground ou qualquer parque público ou privado caso não tenha certeza sobre o funcionamento adequado dos equipamentos disponibilizados à população. Não acredite nas falsas promessas, nas mentiras e nas desculpas esfarrapadas, porque os responsáveis quase sempre saem impunes e quando são responsabilizados pelo Poder Público, tornam-se “judiais ensaboados”, difíceis de serem punidos com penas privativas de liberdade, ou jamais se apresentam voluntariamente para pagar os danos causados à sociedade civil que insiste em permanecer desorganizada, a mercê de quadrilhas organizadas, a exemplo dos atentados que voltaram a acontecer em Santa Catarina, sem que o poder público consiga sair dessa “burocancercracia”. A tolerância zero deve ser praticada em todos os níveis hierárquicos, porém, o livre arbítrio deve ser respeitado, desde que não se fundamente em atos considerados criminosos.
Jonas Manoel Machado – Advogado – E-mail: drjonas5256@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.