São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 06:52
Edição Fevereiro | 2013
Ano XIX - N° 201
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis




Esportes
 
Esportes
Clássico
Deu Figueira no clássico n° 401 entre os dois times da Capital. Em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Catarinense, o Figueirense venceu o Avaí pelo placar de 1 a 0, em jogo disputado no Estádio Orlando Scarpelli. Quem acabou se consagrando foi a defesa alvinegra, que com direito a gol de zagueiro artilheiro deu a vitória ao time. Aos 11 minutos da etapa final, Douglas Silva aproveitou o cruzamento de Wellington Saci e de cabeça marcou. O jogo também marcou a estreia de Adriano Chuva com a camisa azurra, que por sinal, pouco produziu e foi substituído no segundo tempo por Felipe Alves. No primeiro clássico do ano, o Figueirense fatura mais três pontos importantíssimos e ainda quebra um tabu: há seis anos não vencia o Avaí em seus próprios domínios. Com 16 pontos, o Furacão é o vice-líder do Campeonato Catarinense, atrás apenas da Chapecoense. O Leão da Ilha está na 7ª posição com oito pontos, mas tem um jogo a menos.

Guarani de Palhoça
Parabéns ao Guarani de Palhoça que completou, no último dia 15 de fevereiro, 85 anos de história. A melhor maneira de comemorar teria sido com uma vitória. Teria, porque ela infelizmente não veio. Jogando em casa o Guarani foi derrotado pelo Juventus, de Jaraguá do Sul, pelo placar de 1 a 0. O Bugre segue na lanterna do Campeonato Catarinense com apenas três pontos. No próximo dia 20 de fevereiro o Guarani enfrenta o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, jogo atrasado válido pela sexta rodada do campeonato. O outro jogo atrasado, aquele da quinta rodada contra o Avaí, será realizado no dia 27 de fevereiro.

Futebol Internacional – Copa Africana de Nações
Um dos destaques do mês no futebol internacional foi a seleção nigeriana. As Super Águias, como é conhecida a equipe, venceram Burkina Faso por 1 a 0 na Final da Copa Africana de Nações, conquistando assim, mais um título importantíssimo para o futebol do país. E mais: com a conquista, os nigerianos garantem participação na Copa das Confederações, que acontece em junho, no Brasil e que também terá como participantes: Brasil, Espanha, Itália, Japão, México, Taiti e Uruguai.

Olimpíadas
A Luta Olímpica, uma das modalidades mais antigas das Olimpíadas, poderá deixar a programação do calendário olímpico a partir dos jogos de 2020. A decisão foi tomada em reunião do COI (Comitê Olímpico Internacional), que aconteceu no dia 12 de fevereiro. A notícia causou surpresa em muita gente, já que se esperava que o pentatlo moderno seria a modalidade escolhida para deixar a programação. Agora, a Federação Internacional de Luta terá que disputar a vaga com outras sete modalidades: beisibol/softbol, squash, caratê, patinação, escalada, wakeboarding e Wushu. Até o momento, squash e caratê são os favoritos para ocuparem a vaga. A notícia não só causou surpresa, como também a indignação de vários astros do MMA, adeptos do esporte, como o norte-americano Jon Jones e o brasileiro Lyoto Machida.
- Supostamente o wrestling (luta olímpica) foi retirado das Olimpíadas!?!?? Alguém, por favor, me diga que isso não é verdade. #Salvem o wrestling olímpico – postou Jones em seu Twitter
- É um absurdo tirarem o wrestling das Olimpíadas. Uma luta tradicional e uma das mais antigas! – escreveu Machida.

JASC
Depois da desistência de Joinville de sediar os Jogos Abertos deste ano, alegando dificuldades financeiras, outros municípios começam a pintar como possíveis candidatos. No momento, Blumenau, Jaraguá do Sul e Caçador estão no páreo. De acordo com o prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, o município já tem uma estrutura adequada, faltando apenas alguns detalhes. Ele acredita que com a verba de R$ 1,5 milhão disponibilizada pelo Governo do Estado, Caçador tem totais condições de realizar os jogos. Em Blumenau, o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Galdino, aguarda o resultado de um levantamento feito pela Fundação para saber se a verba de R$ 1,5 milhão será suficiente. Jaraguá também segue na briga, mas corre por fora, já que tem que correr contra o tempo para entregar duas obras importantes: a do Centro Esportivo Municipal, que inclui a Pista de Atletismo, e a Revitalização do Ginásio Arthur Müller.

Seleção Brasileira
O jogo que marcou a reestreia de Felipão no comando da seleção brasileira não foi exatamente como os torcedores brasileiros esperavam. Contra uma Inglaterra forte, bem armada e com uma marcação efciente, o Brasil enfrentou grandes dificuldades e acabou sendo derrotado por 2 a 1, em amistoso disputado no Estádio de Wembley, em Londres. Algumas estrelas como Ronaldinho Gaúcho (que inclusive perdeu um pênalti), Luis Fabiano e Neymar tiveram uma atuação discreta e não brilharam. Este foi o jogo de número 100 de Ronaldinho com a camisa da seleção. Em seu próximo compromisso, a seleção brasileira tem pela frente mais um adversário casca-grossa. No dia 21 de março, o Brasil disputa um amistoso contra a Itália (número 5 no ranking da FIFA), em Genebra, na Suíça.

Sem noção
O que não falta no mundo dos esportes é gente que tem talento. Atletas que são reconhecidos pela sua capacidade, esforço e trabalho. Mas, por outro lado, também tem aqueles que acabam se destacando mais pelo que falam do que pelo que fazem. Um destaque negativo do mês foram os comentários do meio campista inglês Joey Barton, que joga no Olympique de Marselha (França), após o amistoso entre Inglaterra e Brasil. Na ocasião ele criticou a atuação de Neymar e chamou o Campeonato Brasileiro de Liga da Floresta Amazônica.
- Esse garoto Neymar é massivamente superestimado. Não está no nível de Messi ou Ronaldo – postou Barton em seu Twitter.
Até aí tudo bem. Neymar realmente não teve uma atuação das melhores e as críticas se justificam porque ele ainda não provou para o mundo o que já provou para o Brasil. Só que Barton não se contentou e voltou a criticar o atleta de maneira ainda mais pesada e menosprezando o Campeonato Brasileiro.
- Eu vou me apresentar para ele quando ele resolver deixar a Amazon Jungle League (Liga da Floresta Amazônica) – disse.
Os comentários pegaram mal, claro. Fãs e seguidores nas redes sociais reprovaram as declarações de Barton que foi acusado de Xenofobia. Depois o encrenqueiro apagou as postagens de seu Twitter.

UFC 156
Os brasileiros foram destaque no UFC 156, que aconteceu no último dia 02 de fevereiro, em Las Vegas. Na categoria dos meio-médios Demian Maia derrotou o norte-americano Jon Fitch, enquanto que nos meio-pesados, Rogério Minotouro derrotou, por decisão unânime, o também norte-americano Rashad Evans. A surpresa da noite foi a expressiva vitória de Antônio Pezão, que nocauteou o falastrão holandês Alistair Overeem, entre os pesos-pesados. Porém o destaque mesmo foi a vitória de José Aldo sobre o americano Frankie Edgar, pelo cinturão dos pesos-pena. Essa foi a sexta defesa de cinturão de José Aldo. A única derrota brasileira aconteceu no card preliminar, em que Gleison Tibau foi derrotado pelo norte-americano Evan Dunham, em decisão dividida, na categoria dos pesos-leves.

UFC 157
A expectativa dos fãs de MMA para os próximos dias é para as lutas do UFC 157, que acontece no dia 23 de fevereiro e que terá como grande atração o primeiro combate feminino do Ultimate Fighting Championship entre a bela Ronda Rousey e a desafiante Liz Carmouche, ambas norte-americanas. Outro destaque é a luta do brasileiro Lyoto Machida contra o norte-americano Dan Henderson. Se vencer, Machida poderá se tornar o desafiante número um do supercampeão Jon Jones.

Skate Vertical
O skatista de Florianópolis Pedro Barros é mais um catarinense a se destacar no mundo esportes. No último dia 03 de fevereiro ele venceu o Maresia Vert Jam, etapa de abertura do circuito mundial de skate vertical (World Cup Skateboarding – WCS), disputada no Rio de Janeiro. Pedro Barros deixou para trás atletas mundialmente consagradas como Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho. Parabéns ao nosso campeão!

Surfe
O surfe está de luto. O surfista Cláudio Faustino, conhecido como Neném, faleceu durante uma bateria disputada na 24ª edição do Surfoco, na praia do Campeche. Acredita-se que tenha tido um mal súbito durante a prova e que tenha engolido muita água. Após uma manobra, Claúdio foi avistado de bruços sobre a prancha, por dois colegas. O surfista foi retirado do mar e a equipe de resgate tentou reanimá-lo.

Ivan Batman
O carioca radicado em Florianópolis, Ivan Batman, mandou muito bem na 48ª edição do Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, que aconteceu em São Paulo, no dia 25 de janeiro. Ele finalizou o baiano Lindeclercio “Bruto” Batista com um mata-leão no primeiro round. Esta foi a quinta vitória consecutiva de Batman (todas por finalização). Agora ele aguarda o vencedor do combate entre o brasileiro Lucio Curado e o norte-americano Sean Peteres, para a disputa do cinturão dos pesos-leves.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.