São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 14:21
Edição Junho | 2012
Ano XVIII - N° 193
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
TRE-SC
Seminário de Educação Ambiental aborda energias sustentáveis
DETRAN
Assembleia Legislativa cria Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
CEI Vila Formosa tem reforma concluída
Empresários participam de debate no Fórum das Personalidades de Vendas ADVB/SC
Santa Catarina apresenta Programa Terra Sustentável na Rio+20
Festival de Inverno agita Centro Histórico de São José
III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove debate sobre políticas públicas
Nova etapa de expansão do Shopping Itaguaçu torna o empreendimento 70% maior
Vamos sonhar juntos?
Maratoninha da Caixa reúne mais de 8 mil pessoas na Beira-Mar
3º Arraiá do Mexa-se Mais

Geral
 
Lançada a pedra fundamental do Hospital Oncológico Pediátrico de Santa Catarina
Clique na imagem para ampliar.
Um grande passo rumo à construção do Hospital Oncológico Pediátrico de Santa Catarina foi dado no último sábado, dia 23 de junho, com o lançamento da pedra fundamental no Bairro Areias, que marca o início das obras. O Hospital, que contará com uma casa de apoio, será um centro de referência em tratamento de câncer para crianças e jovens com idade até 21 anos.
A Prefeitura de São José cedeu dois terrenos com áreas de 4.200m² e 1.355,19m² no Bairro Areias para implantação do Hospital e da casa de apoio. Além disso, a Fundação Hospital Oncológica Pediátrica de Santa Catarina (FHOPSC) – entidade de utilidade pública responsável pelo projeto que visa promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer - realizou várias ações e eventos para arrecadação de recursos.
Os terrenos onde serão construídos o hospital e a casa de apoio estão localizados na rua principal do Loteamento Ana Clara, no Bairro Areias, em São José. O prefeito Djalma Berger e o presidente Licenciado da FHOPSC, Ademir Jorge Silveira, estiveram presentes, além de demais autoridades e convidados.
“São José tem acolhido com muito carinho o nosso projeto. Sempre fomos muito bem atendidos pelo Executivo, na figura do prefeito Djalma Berger, que elaborou o projeto de lei para concessão de uso desses terrenos, e também fomos agraciados pelo Legislativo com aprovação unânime dessa proposta do Executivo”, agradece o diretor de Comunicação da FHOPSC, Albano Aquino.
O próximo passo será a contratação de empresa para execução do projeto arquitetônico. A intenção é que as obras contemplem iniciativas sustentáveis, poupando os recursos naturais. O Presidente da FHOPSC lembra que os recursos arrecadados até então não são suficientes para a construção do Hospital e casa de apoio. “Calculamos que para executar uma obra desta magnitude sejam necessários de R$ 20 a R$ 25 milhões. Os recursos que temos até o momento cobrirão os gastos para elaboração do projeto arquitetônico, mas como a causa é nobre, temos esperança que todos contribuam para concretizarmos esse sonho que trará um tratamento mais digno e humano para nossas crianças e adolescentes, que não precisarão se deslocar para outros estados em busca do transplante de medula óssea”, cita o presidente licenciado Ademir Silveira.
A mobilização em prol da construção do hospital nasceu da dor dos pais de crianças que tinham câncer em Santa Catarina, como Ademir Silveira, e que precisavam mudar de estado para continuar o tratamento. “Entrei na luta contra o câncer em 2003, quando meu filho Maycon, com três anos de idade, foi diagnosticado com leucemia. Após dois anos de tratamento a doença progrediu e a única alternativa na época era o transplante de medula óssea. Encontramo-nos sem alternativas, uma vez que em Santa Catarina não existe esse tipo de tratamento. Recorremos então a Porto Alegre para onde foi transferido todo o tratamento. Foi uma longa batalha em idas e voltas, mas fomos agraciados por Deus quando os médicos anunciaram que a leucemia estava regredindo. Hoje Maycon tem 11 anos, e a doença regrediu 96%. Sensibilizado por todo o sofrimento que essa doença causa nas crianças e familiares, convivendo com esse drama tão de perto, tracei um objetivo na minha vida: dedicar-me a combater com todas as minhas forças esse terrível mal”, relata Ademir.

Hospital
A especialidade do Hospital será o tratamento do câncer de crianças e adolescentes com internações, atendimentos e orientações à comunidade. Os objetivos são: tornar-se referência no transplante de medula óssea e atuar firmemente em pesquisas e desenvolvimento de novas alternativas para a busca da cura definitiva da doença.

Doações
Empresários e cidadãos interessados em contribuir com o projeto poderão efetuar doações de duas maneiras: 1) débito em conta de energia elétrica, mediante manifestação dessa intenção à FHOPSC (3035-2600 e 3035-4300), ou depósito na conta bancária da FHOPSC (Banco do Brasil, Agência 3077-5, conta 200200-0).
Para conhecer mais detalhes do projeto acesse: www.fhopsc.org.br, ou ligue para 3035-2600 e 3035-4300.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.