São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 00:21
Edição Junho | 2012
Ano XVIII - N° 193
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
TRE-SC
Seminário de Educação Ambiental aborda energias sustentáveis
DETRAN
Assembleia Legislativa cria Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
CEI Vila Formosa tem reforma concluída
Empresários participam de debate no Fórum das Personalidades de Vendas ADVB/SC
Festival de Inverno agita Centro Histórico de São José
III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove debate sobre políticas públicas
Nova etapa de expansão do Shopping Itaguaçu torna o empreendimento 70% maior
Vamos sonhar juntos?
Maratoninha da Caixa reúne mais de 8 mil pessoas na Beira-Mar
3º Arraiá do Mexa-se Mais
Lançada a pedra fundamental do Hospital Oncológico Pediátrico de Santa Catarina

Geral
 
Santa Catarina apresenta Programa Terra Sustentável na Rio+20
Segundo pesquisas do IBGE, Santa Catarina é o Estado que mais preservou a Mata Atlântica no Brasil.

Clique na imagem para ampliar.
O programa Santa Catarina - Terra Sustentável, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), foi apresentado na Rio+20 pelo presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores. Ele participou, no dia 19 de junho, do painel Governança para Implementação da Economia Verde. O projeto catarinenses trata, em seu ponto central, exatamente deste tema. “É um novo e revolucionário sistema de licenciamento ambiental, com base na certificação de produto por origem”, esclareceu Murilo Flores, que também é presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
“A economia verde só é possível se tiver como base o desenvolvimento sustentável sob o aspecto do princípio de origem dos produtos”, afirmou Flores. Ele iniciou sua fala informando que, segundo as últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina é o Estado que mais preservou a Mata Atlântica no Brasil. “Por conta da qualidade ambiental que temos, devemos preservá-lo e servir de exemplo para outros Estados."
Murilo Flores falou que os órgãos responsáveis pelo Meio Ambiente no Estado, vinculados à SDS, têm uma equipe trabalhando desde outubro do ano passado nessa nova estrutura. “Ela tem como um dos pilares a tecnologia e inovação. E será aplicada em dez regiões já definidas”, conta. O presidente da Fatma anunciou, ainda, a criação do Observatório Catarinense de Sustentabilidade. “Com esse Observatório, daremos transparência às nossas ações, assim como estaremos ligados ao que acontece em todo o mundo."
Para o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, são essas ações colocadas em prática por governos estaduais e municipais que darão à Rede de Governos Regionais (nrg4SD), à qual o Governo catarinense aderiu durante a Rio+20, uma maior relevância na discussão do futuro do planeta. “Os governos regionais não têm as amarras ora diplomáticas, ora econômicas que os governos de países têm. E o que nós estamos fazendo aqui em Santa Catarina e outras experiências regionais de todo o mundo é que, muito provavelmente, darão as respostas que o mundo tanto pede."
Participaram do mesmo painel a ministra do Meio Ambiente e do Planejamento Territorial do País Basco, Pilar Unzalu, que abordou os processos participativos como base para o engajamento transparente dos cidadãos e do setor privado; o ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do País de Gales, John Griffiths, falando sobre o uso dos poderes legislativos para promover a oportunidade de mudança; e o representante do Comitê das Regiões da União Europeia (Eucor), Michel Lebrun, abordando a governança multinível e o princípio da subsidiariedade na formulação de políticas supranacionais.
Fonte: Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.