São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 11:04
Edição Setembro | 2009
Ano XV - N° 160
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Alesc e Fiesc defendem Santa Catarina na mobilização do pré-sal
Crise internacional ainda afeta exportações catarinenses
Reforma da Câmara depende de aprovação da Prefeitura
Militantes da Proteção Animal visitam presidente da Câmara
São José celebra Semana do Idoso
Denúncias sobre o Meio Ambiente
Aniversário
Festival de Inverno faz Centro Histórico respirar a cultura josefense
APAE recebe carro da Câmara Municipal
Profissão Secretária*
Santa Catarina já tem cerca de 500 empreendedores individuais
Construfair/SC encerra, mas os negócios continuam
Senador Raimundo Colombo visita Câmara josefense
Grande Florianópolis irá discutir propostas para a comunicação

Geral
 
Fenaostra é ampliada e espera receber 200 mil pessoas na Capital
Clique na imagem para ampliar.
Florianópolis sedia, de 16 a 25 de outubro, a 11ª edição da Fenaostra – Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana. Neste ano, a Festa foi estendida para durar 10 dias e há novidades. Uma delas é a utilização da passarela Nego Quirido para os shows nacionais que serão apresentados durante o evento, como os de Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Alexandre Pires e Art Popular.
Além do tradicional pavilhão de artesanato, a festa de 2009 contará com um pavilhão extra para a comercialização de diversos produtos catarinenses. Serão 34 estandes expondo produtos ligados à pesca, eletrodomésticos, acessórios e equipamentos para a cozinha, entre outras mercadorias. Outro espaço, o Pavilhão da Interatividade, irá expor informações sobre projetos de tecnologia desenvolvidos na Capital.
A praça de alimentação terá 16 restaurantes oferecendo pratos à base de ostras e outros frutos do mar, cinco dos quais serão comandados por associações de maricultores. Uma dessas associações é a Cooperativa Aquícola da Ilha de Santa Catarina (Cooperilha), que reúne 36 produtores de ostras de Florianópolis. A vice-presidente Rita de Cássia aplaude a chance de tocar um restaurante na festa. “No ano passado vendemos ostras in natura, mas neste ano também vamos poder fazer o beneficiamento, agregar valor ao produto”. Para ela, a Fenaostra é uma oportunidade para desenvolver o negócio. “Queremos divulgar ainda mais o consumo de ostras em Florianópolis e fora do Estado, além de fazer com que os produtores tenham confiança para colocar mais sementes na água.”
O prefeito da Capital, Dário Berger, que participou do lançamento oficial do evento, no dia 21 de setembro, disse que a Festa tem como objetivo tornar Florianópolis conhecida internacionalmente pela sua gastronomia: “Ser a Capital nacional da ostra é uma conquista do florianopolitano. Hoje vamos ao Rio de Janeiro e a São Paulo e o prato principal são as ostras de Santa Catarina, de Florianópolis.”
A Fenaostra é organizada pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF). A expectativa de público, neste ano, é de 200 mil pessoas. Além de programação cultural, haverá concursos gastronômicos e seminários técnicos coordenados pela Epagri. O evento será realizado no CentroSul, de segunda a sexta-feira das 17h à 1h e, aos sábados e domingos, das 11h à 1h. Os ingressos para a Feira custam R$ 5 e para os shows nacionais, R$ 20.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.