São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 23:49
Edição Setembro | 2009
Ano XV - N° 160
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor




Empreendedor
 
Expoinco divulga potencial econômico da Grande Florianópolis
A classe empresarial da Grande Florianópolis esteve reunida em São José entre os dias 24 e 27 de setembro, durante a realização da 1ª Expoinco, no Centro Multiuso. O evento, promovido pela Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo/CDL-SJ) e que fez parte da comemoração dos 25 anos da Entidade, teve extensa programação de palestras voltadas para empreendedores e candidatos a empresários, além de programação cultural e mais de 50 estandes de empresas da região, que expuseram seus produtos e serviços.
Um dos estandes da Feira foi o do Núcleo de Empresas de Beleza e Estética, ligado à Aemflo/CDL-SJ. Diversos empreendedores do ramo de cosméticos, equipamentos para salão de beleza e outros segmentos afins se reuniram para expor seus produtos e divulgar seus serviços. Profissionais do Núcleo ofereceram aos visitantes da Expoinco, gratuitamente, cortes de cabelo, escova, massagens e maquiagens. Outras empresas que participaram da Feira foram Arquiplast, Cimtel, Pirâmide, Décio Indústria e Metalúrgica, RDO, Alexandre Turismo e Acácio Equipamentos Gastronômicos. Os clubes de futebol Avaí e Figueirense também estiveram representados com estandes de produtos.
A programação cultural teve exposição de carros antigos, música ao vivo, desfile de moda, apresentação de boi-de-mamão e de um grupo de danças típicas alemãs.

Palestras – As palestras ficaram por conta da Oficina Sebrae. As mais procuradas foram as relacionadas à abertura de negócios e à área financeira. O Sebrae também ofereceu, na Expoinco, consultorias de marketing, finanças e mercado. O consultor Geraldo de Souza Telles conta que grande parte das dúvidas era relacionada às finanças da empresa. “Quem ainda não abriu o negócio quer saber sobre custos, formação de preço de venda, administração financeira. Já os empresários vêm buscar soluções para as dívidas da empresa. Mais de 90% dessas dívidas têm origem nas más gestões financeira e de estoques.”
A Feira também recebeu o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Alcantaro Corrêa, que falou sobre o panorama econômico mundial e o potencial da Grande Florianópolis. “O mundo nunca teve tanta demanda por produtos e serviços quanto nos últimos cinco anos. Há muitas oportunidades e Santa Catarina é um Estado com forte energia empresarial. Nós que vivemos aqui não percebemos isso. Uma Feira como a Expoinco é necessária para mostrar nossas possibilidades.” Outro palestrante convidado foi o diretor operacional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Casildo Maldaner. Ele e o gerente de planejamento da Grande Florianópolis, Rogério Gomes Penetra, apresentaram as linhas de financiamento do BRDE e contaram um pouco sobre o trabalho da Instituição.
A Expoinco atraiu cerca de 10 mil visitantes durante os quatro dias. O evento, promovido pela Aemflo/CDL-SJ, foi organizado pela R3 Eventos & Marketing e patrocinado pelo Governo do Estado, Prefeitura de São José, FIESC, Sebrae, BRDE e Caixa Econômica Federal. “As próximas edições serão ainda maiores, para que a população possa conhecer o que é produzido em nossa região”, diz o presidente da Aemflo/CDL-SJ, Tito Schmitt.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.