São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 14:23
Edição Setembro | 2009
Ano XV - N° 160
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Alesc e Fiesc defendem Santa Catarina na mobilização do pré-sal
Crise internacional ainda afeta exportações catarinenses
Reforma da Câmara depende de aprovação da Prefeitura
Militantes da Proteção Animal visitam presidente da Câmara
São José celebra Semana do Idoso
Denúncias sobre o Meio Ambiente
Aniversário
Festival de Inverno faz Centro Histórico respirar a cultura josefense
APAE recebe carro da Câmara Municipal
Santa Catarina já tem cerca de 500 empreendedores individuais
Construfair/SC encerra, mas os negócios continuam
Senador Raimundo Colombo visita Câmara josefense
Grande Florianópolis irá discutir propostas para a comunicação
Fenaostra é ampliada e espera receber 200 mil pessoas na Capital

Geral
 
Profissão Secretária*
A profissão de secretário (a) não tem uma origem definida e por isso não tem como precisar uma data para o seu surgimento. Segundo Casimiro (1998), deve ter sido no Egito, há 500 a.C., na função dos escribas, que eram profissionais com a função de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações. Como poucas pessoas dominavam a arte da escrita naquela época, os escribas possuíam grande destaque social.
No período medieval a função do secretário era restrita aos monges, que faziam cópias e guardavam arquivos e documentos. Já no período da Revolução Industrial (Inglaterra), a partir de 1760, funções como assessoria administrativa fortaleceram o papel do profissional de secretariado.
As duas Grandes Guerras Mundiais modificaram a estrutura de mão-de-obra das indústrias que, até então, era predominantemente masculina, dando início à entrada das mulheres em funções administrativas, uma vez que os homens estavam em combate. Atualmente, cerca de 10% dos profissionais existentes na área de secretariado são homens.
O perfil do profissional de Secretariado no Brasil foi mudando aos poucos. Teve seu início como mera função de servir, e executar “técnicas secretariais básicas”, nas décadas de 50 e 60. Passou pela função de “assessoria gerencial” para participar de reuniões (redigir atas), na década de 70, até o papel de “executar, gerenciar”, décadas de 80 e 90. Hoje, exige-se um perfil do profissional de secretariado que vai além do gerenciar, é necessário assessorar o executivo que participa do processo decisório nas organizações. O secretariado é uma profissão, e é assim que deve ser visto.
“Emprego tem, mas falta qualificação profissional”, essa frase tem sido uma das ouvidas e faladas pelos especialistas da área de mercado de trabalho. Um bom começo para ter essa profissão é fazer um curso técnico, pois favorecem a inclusão no mercado de trabalho, porque atendem a uma necessidade atual do sistema produtivo.
O Centro Profissionalizante de Apoio Educacional – CPAE fez uma pesquisa sobre tendências e perfil de profissões para a Grande Florianópolis e o resultado revelou a profissão secretária (o) como a terceira mais cotada.
Todos têm um secretário, no entanto, pelo menos 63% dos entrevistados não têm formação profissional em nível técnico. Essa formação é importante por que a profissão é regulamentada e permite ao profissional um Registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE, antigo DRT, além de ter Código de Ética e piso salarial.
Em Florianópolis, o Centro Profissionalizante de Apoio Educacional – CPAE oferta os cursos Técnicos de Secretariado, Secretaria Escolar e Biblioteconomia. O pré-requisito para fazer os cursos é ter 17 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
*Solange Vitória

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.