São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 09:44
Edição Abril | 2017
Ano - N° 251
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Cerca de mil idosos são sorteados para as atividades do CATI
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta
Casa de Apoio Liberdade realiza evento
Programa de Eficiência Energética é inaugurado na Unisul
TCE/SC tem até junho para analisar contas do Governo do Estado de 2016
OAB requer ao TJ Certidão de Regularidade do Estado de Santa Catarina quanto ao pagamento de precatórios
Posse de Hinnig marca nova fase do PTB de Santa Catarina
Senador Dário Berger propõe Política Nacional de Defesa Agropecuária
Caixa antecipa pagamento do FGTS para nascidos em março, abril e maio
Palhoça comemora aniversário com eventos esportivos, culturais e festa tradicional
Prefeitura de Palhoça adere a programa inovador de gestão
Corrida Pedra Branca 2017

Geral
 
NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO ESTADUAL
A Assembleia Legislativa vai dar início à análise de uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado que obriga o governo catarinense a executar as obras e ações previstas em emendas parlamentares no orçamento estadual. Para Darci de Matos (PSD), “os parlamentares não querem indicar obras a mais no orçamento. Nós queremos indicar obras no orçamento que já existe como em saúde e em educação”. A PEC 05/2015 foi apresentada há dois anos, com assinatura de todos os deputados da Assembleia Legislativa, mas só teve a admissibilidade aprovada em plenário no último dia 18 de abril, o que significa que começa agora a ser analisada pelas comissões do legislativo.
O Parlamento também aprovou a admissibilidade da PEC 09/2015, que eleva de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria compulsória para desembargadores e conselheiros do tribunal de contas. Para o deputado autor da proposta, João Amin (PP), “com a PEC a Casa pode discutir em âmbito estadual a adequação a lei federal”.

VETOS – Os deputados derrubaram três vetos do governador do Estado a projetos aprovados em 2015, de origem legislativa, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa. Agora, vai virar lei em Santa Catarina a criação da Central de Cadastro de Empregos para Pessoas com Deficiência; as penalidades para quem dificultar a aplicação de insulina dos diabéticos nos prédios públicos e privados em Santa Catarina; e o reconhecimento no Estado à profissão de condutor de ambulância, com a determinação de que um profissional da área da saúde acompanhe os pacientes em trânsito.

Nova lei agiliza renovação de licenças ambientais

A Assembleia Legislativa confirmou a criação de uma nova lei estadual para reduzir a burocracia nos licenciamentos ambientais. A nova norma determina a prorrogação automática das licenças de operação para empreendimentos e atividades que tenham certificação de gestão ambiental ISO 14.001. A medida era prevista em projeto de autoria do ex-deputado Gean Loureiro, aprovada ano passado. Mas o texto foi vetado pelo governo. Porém o veto foi derrubado na Alesc.
Os parlamentares também derrubaram veto a um projeto de lei do deputado Ricardo Guidi (PSD), que o governo catarinense a usar exclusivamente plantas nativas da flora catarinense nos projetos de arborização de áreas públicas do Estado. “Projeto bem simples. Quando o governo for fazer arborização em praças, escolas, prédios, ele deve utilizar plantas nativas, que já estão adaptadas a nossa fauna e flora”, comenta o deputado.
Agora, os projetos seguem para promulgação para virar lei em Santa Catarina.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.