São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 12:05
Edição Abril | 2017
Ano - N° 251
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Cerca de mil idosos são sorteados para as atividades do CATI
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta
Programa de Eficiência Energética é inaugurado na Unisul
TCE/SC tem até junho para analisar contas do Governo do Estado de 2016
NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO ESTADUAL
OAB requer ao TJ Certidão de Regularidade do Estado de Santa Catarina quanto ao pagamento de precatórios
Posse de Hinnig marca nova fase do PTB de Santa Catarina
Senador Dário Berger propõe Política Nacional de Defesa Agropecuária
Caixa antecipa pagamento do FGTS para nascidos em março, abril e maio
Palhoça comemora aniversário com eventos esportivos, culturais e festa tradicional
Prefeitura de Palhoça adere a programa inovador de gestão
Corrida Pedra Branca 2017

Geral
 
Casa de Apoio Liberdade realiza evento
Clique na imagem para ampliar.
Um jantar beneficente realizado no último dia 22 de abril teve como objetivo angariar fundos para a Casa de Apoio Liberdade, localizada no Bairro Ipiranga, em São José, e para a Comunidade Terapêutica Liberdade, localizada no Rio Tavares, em Florianópolis. As instituições atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, arcando com todos os custos de higiene, alimentação e estadia do acolhido.
O jantar foi assinado pelo chef: Iberê Pedra e contou com desfile da Equipe de misses Santa Catarina, produzido por Anderson Diornellis. O evento teve ainda a presença da Blogueira Mi Alves.
A Casa de Apoio Liberdade é um abrigo de Alta Complexidade que colhe pessoas em situação de vulnerabilidade social e promove a reintegração social dos acolhidos, com capacidade para 20 pessoas do sexo masculino. Outro espaço é a Comunidade Terapêutica Liberdade (CTL), que desenvolve o tratamento da dependência química embasado no modelo biopsicossocial, em que a convivência entre os pares é o principal instrumento terapêutico. A CTL tem capacidade para 30 pessoas do sexo masculino.

A Instituição – O sonho do Pastor Ozair e sua esposa Isabel em oferecer melhores condições para pessoas em estado de abandono, situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, sem condições de moradia, imigrantes e auto sustentação a fim de garantir a reinserção social, se tornou realidade. Com a missão de acolher, abrigar, dar proteção e garantir o acesso e a defesa dos direitos, bem como o exercício da cidadania dos abrigados, viabilizando a recuperação e, posteriormente, a reintegração social, a instituição segue seu trabalho há sete anos.

Encaminhamento – O acolhido é retirado das ruas ou indicado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou Prefeitura. Ao chegar na Instituição o acolhido recebe tratamento de saúde e psicológico, além de tratamento dentário, oftalmológico e, se for o caso, são providenciados documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho.
O tratamento dura seis meses. Sendo que nos primeiros meses o acolhido passa por desintoxicação e participa de terapias ocupacionais no Sítio da comunidade, que fica no Rio Tavares. Ao completar o tratamento, o acolhido retorna para a Casa de Apoio localizada no Bairro Ipiranga, em São José, onde se inicia a reinserção social e ocupacional. Neste período o abrigado sai às ruas a procura de emprego e fica garantida sua vaga na casa até dois meses de trabalho, quando já está em condições de reintegração social. Entre as empresas que têm oferecido emprego estão o Angeloni e o SESC.
A Instituição oferece cursos profissionalizantes de saladeiro, salgadeiro, manipulação de alimentos, congelamento, cozinha com cascas e reaproveitamento do alimento, além de jardinagem, curso de artes, educação, aulas de música e instrumentos musicais, esportes como Muay Thai, Jiu Jitsu e MMA.

Campanha – A fim de arrecadar subsídios para continuar a desenvolver esse serviço para a comunidade, foi criada a Campanha Nós Vestimos Liberdade, e também no intuito de divulgar a Casa de Apoio Liberdade. O principal foco é voltar os olhos da população para o trabalho desenvolvido pela Instituição, através de figuras públicas e seus depoimentos sobre a importância deste trabalho.
Conheça mais sobre o trabalho da Instituição através do site: www.casadeapoioliberdade.org.br.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.