São José, Santa Catarina, Brasil
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Edição Junho | 2012
Ano XVIII - N° 193
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DISCIPLINA É EDUCAÇÃO!

A disciplina na criança é uma questão de EDUCAÇÃO, que começa em casa, no âmbito familiar. Passa pelas relações sociais e afetivas, e quando a criança chega à escola, passa também pelas relações pedagógicas.
A realidade familiar da criança é uma experiência de vida que deve ser considerada pelos educadores. Hoje são várias realidades: ausência da mãe e/ou do pai, madrasta e/ou padrasto assumindo funções que não lhe pertencem, crianças sob o cuidado de pessoas não preparadas, vivência da síndrome de alienação parental; enfim, compete aos adultos “ter” condições de educar sua criança, culpando-se e não culpando-a pela falta dessa disciplina, pela malcriação.
Resultado, a criança fica sem boas referências e bons valores, emocionalmente fragilizada, com falta de carinho autêntico e excesso de superproteção, tornando-se insegura, pois fica impedida em vivenciar relações saudáveis.
Se a sociedade mudou é porque a família mudou, as pessoas também, os valores éticos e morais estão presentes em vários discursos, mas nem sempre as condutas são coerentes.
A multiplicidade e a diversidade das estruturas familiares ampliam as vivências e experiências das crianças, mas por outro lado, pode trazer insegurança e desequilíbrio emocional, sendo que a criança depende sempre dos adultos que a rodeiam, e nem sempre estes adultos proporcionam segurança e equilíbrio emocional.
Nessa relação, instala-se a indisciplina, a malcriação. Nesse momento é necessário refletir: COMO E PARA QUE VOCÊ EDUCA SUA CRIANÇA...
Os interesses e as necessidades da criança ampliaram e as pessoas que a rodeiam (família, vizinhos, amigos, escola) precisam ir ao encontro dessas necessidades, contribuindo no seu desenvolvimento integral, despertando a família para suas responsabilidades e cumplicidade nesse processo, que nem sempre é uma relação fácil.
Uma família (todas as pessoas que compõem a constelação familiar) ciente e participativa, educadores dinâmicos, com fundamentos pedagógicos sólidos, uma escola que ofereça espaços para todas as vivências, com certeza, é o caminho para melhor educar nossa criança, que consequentemente construirá um mundo sempre melhor.
A educação se faz a cada dia, sempre há oportunidade de aprender e de ensinar, de modificar, de inovar e de mudar. Sua criança será justa, compreenderá as regras.
Para isso deve-se prevenir a indisciplina e não esperar para controlá-la depois. Sugestões para o adulto em relação à sua criança: ter atitude positiva frente à vida; dar o exemplo; ouvir sua criança com atenção e respeito, respeitar os sentimentos de sua criança; demonstrar que sua criança é importante para você – isto desenvolve relações de confiança e carinho; elogie e valorize e discuta algumas decisões com ela; seja imparcial, coerente no cumprimento das regras. Exerça autoridade sem autoritarismo, competência sem intransigência.
Lembre-se: tudo o que você for e fizer para sua criança, ela irá ser e fará para você, mais cedo ou mais tarde. Para conseguir isso, deve-se compreender a criança como criança e deixa-la respirar, pensar, ter sentimentos próprios e amá-la incondicionalmente.

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