São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 18:43
Edição Junho | 2012
Ano XVIII - N° 193
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Walmir Espíndola Filho
VI... OUVI...ESCREVI... LUIZ MAR SÓRIA
USJ - Centro Universitário Municipal de São José
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Coluna Konquistando Marli Lucia Lisboa Silvanira Lisboa Scheffler
Coluna do Margarida Juiz de Futebol arbitromargarida@hotmail.com

Colunistas
 
Moacir da Silva
Clique na imagem para ampliar.
Leitura infantil

Recentemente, a Câmara Municipal de São José homenageou, pelo segundo ano consecutivo, pessoas da sociedade que de alguma forma se destacaram na proteção à infância.
A “Medalha Frei Antônio – Infância Protegida” é uma proposta nossa que foi abraçada por todo o Legislativo Josefense, sendo entregue sempre no mês de maio, sendo ao mesmo tempo uma homenagem e um incentivo à defesa das crianças.
Com isso, nos sentimos a vontade para trazer ao debate um tema que há algum tempo vimos inserindo na tribuna da Câmara de São José: o estímulo à leitura infantil.
Mesmo antes de saberem ler, é natural que as crianças se interessem pelos contos de histórias, pois, ao ouvirem um conto, se colocam no lugar dos personagens e se transportam para mundos diferentes, desenvolvendo sua imaginação.
Assim, quando aprendem a ler, a tendência é que continuem inseridas nesse mundo infinito de possibilidades, visto que é na infância onde existe melhor tempo disponível para fazer uma leitura descompromissada, movida apenas pela curiosidade, pelo prazer, pelo descobrimento.
Num mundo cada vez mais repleto de informações trágicas, com televisão e internet, o nosso papel é oferecer a essas crianças, desde cedo, o contato com obras literárias de qualidade, com isso é possível que tenham um desenvolvimento mais completo e interessante.
A criança é imaginativa por natureza, exercita a realidade através da fantasia, mas precisa de materiais exteriores – todas as formas de escrita – contos, histórias, fábulas, poemas, cantigas, para se constituir como pessoa, entretanto, a cobrança da leitura pode fazer com que a criança crie traumas para leitura e acabe abandoando o hábito.
Por isso, entendemos que a melhor forma de estimular as crianças a essa prática, é mostrando fascínio pelo tema, pois, as crianças gostam de “imitar” atos de leitura, e a família e os professores são ótimos modelos de leitores competentes.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.