São José, Santa Catarina, Brasil
19 de maio de 2024 | 03:15
Edição Maio | 2010
Ano XVI - N° 168
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
“Captação de Recursos já colhe resultados”
Mais de 4 mil pessoas comparecem ao lançamento da pré-candidatura de Raimundo Colombo ao Governo de SC
Presidente define data de reunião para discutir mobilização tucana
Ministra inaugura Centro de Referência Especializado em Assistência Social em São José
Chuva traz novos prejuízos a São José

Especial
 
Propostas apresentadas ao PT serão incluídas no Plano de Governo
Clique na imagem para ampliar.
O auditório da Fecomércio recebeu um bom público no dia 13 de maio, quando os pré-candidatos ao governo do Estado e ao Senado do Partido dos Trabalhadores (PT) ouviram as propostas de representantes das mais diversas entidades, além dos cidadãos que se fizeram presentes para prestigiar e dar a sua contribuição ao plano de governo petista. Na mesa, os pré-candidatos, o coordenador do plano de governo, ex-deputado estadual Neodi Saretta, e o presidente estadual do PT, José Fritsch, mediador do evento.
O ministro da Pesca, Altemir Gregolim, que cumpria agenda pelo Estado, também marcou presença e mostrou-se entusiasmado com a experiência democrática. “As pessoas tem interesse em participar. Agora é a hora de ouvir os anseios da sociedade para que se possam propor transformações”, fala. O deputado federal Claudio Vignatti destacou que Santa Catarina ainda tem muitas conquistas a serem alcançadas. “Ao mesmo tempo em que o nosso Estado tem os melhores índices de qualidade de vida, nós ocupamos o último lugar, somos o pior Estado na questão do saneamento”, destaca o pré-candidato ao Senado.
O primeiro pronunciamento veio do professor do instituto Federal, Vilmar Silva, que trabalha com alunos surdos. Ele destacou a necessidade de se fazer um trabalho ordenado que se dirija a este público. O cineasta Eduardo Paredes elencou uma série de propostas: um PAC catarinense, ações nas áreas de cidadania e sustentabilidade, uma secretaria exclusiva para a cultura, a construção de centros integrados de educação, esporte e lazer, a construção de parques de lazer e a carência de habitação popular.
Jean Fábio, representando a Juventude Negra, pede para que o plano de governo contemple políticas públicas para a juventude, considerando as diversas realidades. “O jovem da Capital tem a realidade e necessidades diferentes do jovem do campo”, destaca. A funcionária pública Júlia Mendonça pede uma atenção especial na questão da mobilidade urbana, propondo uma reforma urbana na questão do trânsito e do transporte público. Cercino Reis veio de Palhoça para pedir que o plano de governo contemple a questão do saneamento, da água. Conta que no seu município a assunto é grave e que necessita muito de políticas públicas nesse sentido.
Jurandir lembra os desafios da questão rural. Tanto na juventude, quanto no suporte agrícola e pecuário. “É um Estado que exporta os seus grãos, suínos, aves e que ainda carece de uma atenção e de um estímulo às pequenas propriedades”, desabafa. Ainda foram dadas outras idéias como o desligamento do DETRAN da Secretaria de Segurança Pública, a melhora na segurança bancária, a questão do plano diretor da Capital, a melhora na assistência social, e uma atenção aos hospitais públicos da região metropolitana. A alimentação escolar também foi lembrada. A sugestão é de que seja usada como um instrumento pedagógico. Sugeriu-se ainda, o aproveitamento dos resíduos sólidos, que podem ser usados na construção de moradias, e a reutilização, na forma de adubo, dos detritos animais.
Ao final do encontro, a senadora Ideli Salvatti afirma que algumas das propostas já estão elencadas no Plano de Governo e agradece as idéias que devem ser incorporadas. “As plenárias apontam a posição e a vontade que as pessoas tem de participar da construção do governo. E temos tido uma resposta muito boa nos lugares por onde temos passado”, conclui.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.