São José, Santa Catarina, Brasil
04 de maio de 2024 | 21:40
Edição Maio | 2010
Ano XVI - N° 168
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Panorama Político Borges Neto
VI... OUVI... ESCREVI... Luiz Mar Sória
Gente que cuida da gente *Por Mari Vieira
Dalmir Sant’Anna*
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Negócios Esportivos

Colunistas
 
Margarida Juiz de Futebol
Clique na imagem para ampliar.
Deixando escapar
O empate entre Cruzeiro e Avaí por 2 a 2 neste último domingo, em pleno Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da série A, teve dois tempos distintos. No primeiro tempo, o único representante catarinense na série A do Brasileirão vencia por 2 a 0, com uma exibição de gala do atacante Roberto, que não deve mais sair do time, enquanto que, no segundo tempo, o time da casa conseguiu uma reação fantástica para empatar o jogo por 2 a 2. De certo modo o placar foi ruim para o time da Ressacada, mesmo porque o time azurra vencia o jogo na primeira fase e ainda contava com um jogador a mais em campo. O Avaí deixou escapar em Belo Horizonte a chance de vencer o seu segundo compromisso neste Brasileirão e voltar para a casa cada vez mais líder.

Abacaxi
Se eu pudesse dar o troféu abacaxi desta semana, daria para o goleiro Zé Carlos, do Avaí. Depois de levar o cartão amarelo infantilmente por abusar de cera técnica, ele precisou cometer o pênalti em cima de Gilberto e, como já havia sido advertido anteriormente, foi expulso corretamente por Leonardo Gaciba. Além de que, na minha modesta opinião, o goleiro do Leão também falhou bisonhamente no primeiro gol do Cruzeiro ao sair catando borboletas naquele cruzamento. A sua expulsão prejudicou o Avaí, pois o time de Péricles Chamusca vinha dominando o Jogo.

Mais três pontos
Foi uma vitória sofrida, mas era o que mais importava para o deslanchamento do time alvinegro neste campeonato da série B. O Figueirense venceu a Portuguesa Paulista por 2 a 1, na noite fria da última sexta-feira, diante de 7.423 torcedores, que pra mim foi um bom público em se tratando de uma sexta-feira dentro do Orlando Scarpelli, e chegou aos seis pontos e, mais uma vez, quem brilhou foi o novo camisa dez alvinegro. Roberto Firmino fez o gol da vitória e teve boa participação na partida. A velocidade imposta pelos jogadores do Figueira foi a grande surpresa da noite, fazendo com que os jogadores da Portuguesa ficassem com dificuldades na saída de bola. Deixando de lado o nervosismo dessa partida, o Figueirense conseguiu um ótimo resultado. A semana agora é de preparação para o jogo de sábado contra o América, em Belo Horizonte. Assim como seu co-irmão, esperamos que o alvinegro também venha com uma vitória, ou até mesmo, um empate, da capital mineira.

Será que ele vai dar conta do recado
O futebol internacional nesse último fim de semana foi de supremacia. Na Espanha, o campeão foi o Barcelona, ficou provado que mesmo o Real Madrid com seu bilionário plantel não ganha títulos com toda essa riqueza. Na conquista de mais um título, o Barça contou com o melhor jogador do mundo mais uma vez. Lionel Messi foi o cara. Agora me vem uma dúvida: Será que Messi vai ser um novo Maradona nesta Copa do Mundo? Sinceramente, não sei. Jogar campeonatos por clubes é uma coisa e disputar um título de uma Copa do Mundo é outra totalmente diferente. Na África do Sul é que iremos ver se ele vai ser o cara realmente. Lá a cobra vai fumar!

O pênalti
Na regra 14, um pênalti ocorre quando uma infração é cometida dentro da grande área. No momento da cobrança a bola deve estar parada sobre sua marca localizada a 11 metros da linha de fundo do gol. O pênalti pode ser cobrado em um tiro direto ou até mesmo indireto, embora o mais usual é a cobrança direta. Atualmente no Brasil existe uma finta que dificulta ainda mais as defesas dos goleiros que é a famigerada "paradinha". Só que a partir de 1º de junho de 2010, este artifício não será mais permitido e os jogadores que persistirem receberão cartão amarelo. O batedor pode até fazer as paradas ao longo da corrida, mas uma vez ter chegado à bola, a batida deve ser imediata. Fintar na corrida é permitido, já fintar ao chutar a bola, é uma infração à regra 14. Na Copa do Mundo isso vai estar proibido. Estão certíssimos os "velhinhos" da Board. A paradinha como vem sendo executada no Brasil é uma covardia. É uma afronta à regra universal. Sinceramente, era malandragem demais.

Veteranos e Juvenis
O confronto entre o América/MG e o Figueirense neste próximo sábado no Mineirão irá mostrar uma base de titulares em situações diferente. Sob o comando do já veterano treinador Mauro Fernandes no Coelho Mineiro unem várias figurinhas carimbadas do nosso futebol. Flávio, de 39 anos, que já foi goleiro e campeão do Brasil pelo Atlético/PR, Preto, outro veterano que já foi zagueiro do Santos, o atacante Fábio Júnior, de 32 anos, e o meia Irênio, de 34 anos. Já no time de garotinhos de Márcio Goiano teremos João Paulo, de 19 anos, Juninho, com 20, e Firmino com 18 anos. Vai ser o clássico da juventude contra a experiência. E que vença essa juventude.

Dilema
O atacante Nicácio vem sendo alvo de críticas pela turma das arquibancadas. No jogo contra a Portuguesa, o torcedor alvinegro irritou-se com a sua apresentação e pediu a substituição dele. Márcio Goiano acatou o pedido do torcedor e o sacou. Fernandes entrou em seu lugar e mostrou que, além de jogar muito, ainda é o grande ídolo do torcedor do Figueirense. Contra o São Caetano foi a mesma coisa, saiu Nicácio entrou Fernandes. O torcedor alvinegro está começando a conviver com um grande e bom dilema. Fernandes tem vaga como titular neste time que briga para subir a elite? Diante de dois resultados positivos fica difícil de responder.

Agora é só torcer
Ele já foi medalhista olímpico, ganhou a Copa América, conquistou a Copa das Confederações e ainda ficou em primeiro lugar nas eliminatórias Sulamericanas, sem contar as vitórias pra cima da Argentina, Inglaterra e Ítalia. Mesmo assim, ser técnico da Seleção Brasileira não deve ser uma coisa tranquila. Após a convocação feita pelo treinador Dunga, muitos brasileiros, fãs do futebol ou não, deram os seus pitacos. Tudo bem que alguns nomes poderiam entrar ou sair desta lista. Mas a base é boa, e o que é melhor... é vitoriosa. Ele seguiu o que estava pensando. Trabalhou com esse grupo por três anos e meio e já dava para perceber que não haveria mudanças. Ele foi justo com o grupo, evitando a famosa trairagem dentro do futebol. Sobre os meninos do Santos, Dunga foi correto. As coisas na Seleção devem ocorrer sem pressão, os meninos estão em evolução e devem conquistar mais experiência e rodagens para encarar uma Copa do Mundo. Esses garotos surgiram de uma hora para outra, é coisa de repente. Não é o momento deles ainda. Tirando os nomes de Kléberson, Gomes e Grafite, de resto achei coerente a lista dos convocados. Agora é só torcer e esperar que o final seja feliz para todos nós.

Pensamento do Bambi
Aqui em Santa Catarina o que chamamos de hemorróidas, alguns gaúchos chamam de LEF, Lesão por Esforço Físico.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.