A ação de inovar é um diferencial competitivo, que permite contribuir nos resultados, expandir a escassez de ideias e criar incrementos que possibilitam um negócio, empreendimento, ou um atendimento mais eficaz. Quando um cliente afirma que não há nada semelhante, sua empresa não está um passo a frente, mas dois passos dos seus concorrentes. Uma tendência da área de gestão de pessoas são colaboradores que permitam contribuir com sugestões de melhorias e inovações, que passam a ser reconhecidos e são mais valorizados pelos seus liderados.
Recentemente, voltei de uma palestra em Salvador e fiquei surpreso com um comissário de bordo, que ao contrário de usar aquelas frases prontas e repetitivas sobre o serviço, usou o sistema de comunicação da aeronave para cantar. Isto mesmo, cantar! E o incrível é que os passageiros, apesar do espanto, ao perceber o grau de inovação começaram a bater palmas e balançar a cabeça no ritmo da canção. Logo que a aeronave realizou o pouso em São Paulo, fui até a cabine para parabenizar o comissário pela atitude de inovação. Fiquei ainda mais surpreso ao ouvir o depoimento de que a presidência da empresa aprova esta inovação e, inclusive, outros colaboradores da organização, também cantam durante o voo.
Este ano de 2010 será um período de inquietude, mudanças, modificações, renovações e fortes expectativas, principalmente no cenário político com a eleição presidencial. Há entre os empresários dos mais diversos setores a confiabilidade de que o Brasil é a “bola da vez” e, neste sentido, braço, visão, mente e coração devem estar abertos para criar novas alternativas, para inovar, ao contrário de somente repetir. O ser humano é o principal responsável pela idéia, aplicabilidade e resultado do processo de inovar. Se pessoas são os responsáveis pelo processo de inovação, o que você faz para inovar na sua empresa? O que você faz para se destacar e inovar na área onde atua? O que você pretende inovar para fazer a diferença em 2010?
Dalmir Sant’Anna – Palestrante comportamental, Mestrando em Administração
de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação
Social e Mágico profissional. Autor do livro "Menos pode ser Mais".
Visite o site: www.dalmir.com.br
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.