São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 15:50
Edição Agosto | 2019
Ano - N° 280
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
Governo Federal assume compromisso com prioridades apresentadas pelo Fórum Parlamentar Catarinense
Foco no fomento de SC
Ministra Damares Alves fala de suicídio, automutilação e violência contra a mulher em SC
Presidente da Câmara fala em SC sobre necessidades das reformas para o País

Geral
 
Atendimento ao Cliente com Excelência (Serviços e Restaurantes)
Clique na imagem para ampliar.



É mais fácil descrever atendimento com excelência em termos aparentes e palpáveis. Quando nos referimos aos produtos em serviços, onde caracteriza como abstrato e escorregadio, o que conta é a qualidade do que é realizado, e não o tempo envolvido e a atenção.
Para um restaurante ter sucesso com os seus fregueses, não basta apenas servir bons pratos, é necessário ter um atendimento de qualidade e fazer com que os clientes retornem sempre ao seu estabelecimento.
Um bom atendimento no restaurante começa assim que o cliente chega.

1. Recepcione o seu Cliente:
É de extrema importância recepcionar o cliente, principalmente em horários de grande fluxo. Esclarecendo o andamento da casa e possíveis dúvidas. Não perca o cliente nesta etapa, normalmente não retorna.
Disponibilizar uma mesa sem demora, apresentar o cardápio com agilidade e atender aos pedidos prontamente, são exemplos de eficiência no atendimento do seu negócio.

2. Organização e limpeza:
Antes de entrar em um restaurante, o cliente avalia com base em alguns atributos aparentes/tangíveis: o anúncio informava a localização e a limpeza do estacionamento onde deixa seu carro. A principal regra de ouro de um restaurante: Organização e Limpeza, em um ângulo de 360º.

3. Ofereça treinamento aos seus garçons:
Mesmo que você já possua funcionários qualificados e com experiência, não deixe de oferecer treinamento aos seus garçons. Esta instrução deve englobar não só práticas comuns da profissão, como também lições de etiqueta à mesa, procedimentos internos da casa, explanações sobre o menu oferecido, lições de atendimento ao cliente e técnicas de vendas, motivação pessoal, que podem ser grandes auxiliares no aumento dos lucros do negócio. O garçom é o principal representante do estabelecimento, do proprietário e tem papel fundamental no atendimento. Durante a interação com o consumidor, os garçons devem sorrir e manter um clima leve e de bem-estar para com os frequentadores. Ele também deve ficar atento à arrumação das mesas, assim como ao tempo de saída dos pedidos da cozinha. Fechamento da conta, esclarecer dúvidas e respeitar o tempo do cliente.

4. Opinião do Cliente:
Caso seu negócio ainda não possua uma forma de mensurar a avaliação do seu atendimento, importante envolver seus colaboradores e adotar esta prática. Isso permite melhorias e a expansão do seu empreendimento. Exemplo: Caixinha de Sugestões. “Faça com que o cliente perceba que você aprecia e respeita”.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.