São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 23:55
Edição Agosto | 2019
Ano - N° 280
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados




Parecer
 
O que o brasileiro precisa saber
1. Para o Brasil crescer e criar condições para o seu povo viver bem há necessidade de: conhecimento (saber); tecnologia (saber-fazer); recursos naturais (minérios, matérias-primas); energia; água; transportes.

2. Existem países hegemônicos que possuem, e dificilmente repassam, o conhecimento e a tecnologia. Eles conseguiram acumular riquezas, porque, além das tecnologias, garantiram, até pelo uso da força, a saída dos seus produtos para venda em mercados externos, muitas vezes, com preços abusivos. Por outro lado, os produtos naturais dos países periféricos, como o Brasil, têm os preços excessivamente desvalorizados.

3. Existem países que têm minérios e matérias-primas – dizem que eles são ricos, têm riquezas naturais, como o Brasil, mas os preços destas “riquezas” estão sempre artificialmente muito baixos. O Brasil é um exemplo típico dessa situação vexatória, como exportador de matéria-prima.

4. No Brasil Colônia, a Inglaterra garantiu mercado para os seus tecidos com a proibição de D. Maria, a Louca, rainha de Portugal, de haver teares no Brasil, sob pena de deportação do proprietário.

5. Sem o silício, extraído do minério de quartzo, não há computadores, pois é com o silício que se faz sua mais importante peça: o micro processador eletrônico (chip). O Brasil exporta o quilo do melhor quartzo do mundo a 35 centavos. Sem minério de ferro não há como fabricar o aço. Dizem que o Brasil o exporta por preços decrescentes que chegam a 15 reais a tonelada (mil quilos). É bom saber que os produtos agrícolas estão sempre sofrendo desvalorização, como o café, o cacau, a soja.

6. O que afirmam os “experts” no tema ora abordado: quando um brasileiro vai visitar os Estados Unidos e gasta 4.500 dólares, o Brasil tem que vender mais de 500 toneladas de minério de ferro para que haja os dólares para a viagem; para se comprar um computador de uso pessoal temos que vender 2.500 quilos de quartzo.

7. Hoje o problema é cada vez mais grave porque os países hegemônicos estão ocupando todos os setores que dão lucro – alimentos, telecomunicações, energia, matérias-primas e minérios – e mantendo-se nos tradicionais setores de manufaturados, empobrecendo cada vez mais os outros países, a exemplo do Brasil varonil.

8. Os países hegemônicos só têm fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis: carvão de pedra e petróleo.

9. O desenvolvimento tecnológico exige e exigirá cada vez mais, no século XXI, a utilização de materiais antes absolutamente ignorados.

10. Qual mineral é fundamental para a fabricação de turbinas de avião? E de foguetes? E os tubos que exigem alta resistência? Tudo isto se faz com nióbio, mineral há pouco tempo desconhecido e do qual o Brasil detém 98% da produção mundial. E o Brasil tem todos os minérios essenciais para se desenvolver economicamente. Com o infeliz respaldo da lei de patentes, as plantas da Amazônia estão sendo registradas a partir de estudos genéticos com o que, provavelmente, nos farão pagar, amanhã, taxas para se tomar um chá das nossas próprias plantas. Registre-se que o Brasil tem a maior reserva de água potável do planeta.

Essa matéria está circulando na Internet sob o enfoque ideológico de quem esteve no governo por mais de 15 anos, porém, nada foi feito para reverter essa situação vexatória. Para mudar essa situação de dependência, necessitamos despertar como nação independente. Para isso acontecer temos que mudar o sistema de ensino, despertando na juventude universitária uma consciência de espírito cívico, em defesa dos nossos direitos e interesses coletivos. Para isso acontecer temos que equacionar o nosso patrimônio nacional, fazendo a distinção entre bens, direitos e obrigações. Chega de malandragem e de servilismo!
Colaboração: Jonas Manoel Machado – Advogado – OAB/SC – 5256 – E-mail: drjonas5256@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.