São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 17:47
Edição Maio | 2016
Ano - N° 240
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde



Veja também:
Prefeitos apresentam pauta municipalista ao Fórum Parlamentar Catarinense
Fecomércio SC apresenta agenda para retomada do crescimento econômico
Festa do Divino reúne milhares de pessoas no Centro Histórico de São José
Scorpions, futebol feminino
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta
VI... OUVI... ESCREVI...
Aprovado projeto de lei de orientação profissional aos alunos do Ensino Médio
Deputado Estadual Mário Marcondes solicita melhorias para Rodovias Catarinenses

Geral
 
Presidente do TRE aborda em artigo a expectativa para as eleições 2016
A Justiça Eleitoral catarinense dá início à publicação de artigos eletrônicos, em formato de áudio e vídeo, tratando de temas relativos ao pleito municipal de 2016. O primeiro artigo é do presidente da Instituição, desembargador Cesar Abreu. O assunto envolveu o papel da Justiça Eleitoral no momento político atual e a importância do voto consciente para promover mudanças, além das expectativas para as eleições de outubro. Os artigos serão publicados quinzenalmente no site do TRE-SC:

Eleições Municipais 2016 – a hora da mudança

Há nas ruas um sentimento de desilusão. Os noticiários revelam fatos diários ligados à corrupção, envolvendo instâncias do governo, parcela da classe política e empresarial. Alcançam 20 bilhões de reais os desvios por recuperar. As instituições, felizmente, mantêm-se destemidas. Prisões e condenações são decretadas. A Justiça, na velocidade possível, sem atropelo, cumpre a sua missão. Na Democracia, é a voz e a vontade do povo que devem reger os fatos. Da classe política, espera-se apenas firmeza. Aguardam-se soluções eficazes, justas e ponderadas. A nação simplesmente parou. O impeachment transformou-se na ordem do dia, estando nas mãos dos representantes do povo, eleitos, ditar a mais equânime decisão. Não nos cabe opinar, acusar ou defender. Os fatos estão postos e há a certeza de que uma solução se aproxima. Que a justiça, no campo político, também seja feita.
A sociedade precisa acreditar na política. Vivemos num Estado Democrático de Direito, num Estado de Justiça. Todos esses acontecimentos revelam que precisamos de reforma política. Poucas são as ideologias e muitos os partidos políticos. Representantes do povo, no legislativo, em excesso. Fidelidade partidária desconsiderada por leis de ocasião. Financiamento de campanha a desafiar revisão. O que se tem ao alcance direto do eleitor são as eleições municipais deste ano. O momento é propício para repensar o país, a começar pelo Município. As eleições municipais, não há dúvida, são as mais importantes das eleições. A vida se processa nas cidades. É a partir delas, das eleições, realizadas de forma limpa e transparente, que se pode romper o círculo vicioso, até agora presente, do abuso do poder econômico, que, não combatido, contagia e contamina as eleições subsequentes, estaduais e nacionais. A hora é de mudança. Mudança de postura e de comportamento. É responsabilidade do eleitor dar início a esse processo. Cabe-lhe valorizar o voto, depositando-o na urna em favor daqueles que possam bem representar suas expectativas e aspirações sociais. Cumpre-lhe, a partir das suas convicções pessoais e ideológicas, encontrar o partido e o candidato que lhe inspirem confiança.
Eleitor: faça do seu voto um exercício democrático e um ato de Justiça.

Desembargador Cesar Abreu – Presidente do TRE-SC

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.