São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 14:23
Edição Outubro | 2015
Ano XXI - N° 233
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Empreendedor
Política
Oi Grande Florianópolis
Classificados



Veja também:
REFIS josefense já arrecadou mais de R$ 4 milhões com renegociação de dívidas
Network Games e Apps em São José
Prefeitura regulamenta Parcerias Público-Privadas para atrair investidores
Festa da Criança está comemorando 33ª edição
Praça do Floresta é revitalizada
Crianças do Grupo Escoteiro Ipê Amarelo entregam cartas à prefeita

Cidade
 
Outubro Rosa movimenta São José
Clique na imagem para ampliar.
O mundo inteiro já conhece e participa todos os anos da campanha Outubro Rosa. Prédios públicos e privados se iluminam da cor rosa para lembrar e conscientizar a população feminina da importância da prevenção ao Câncer de Mama. Ações e atividades também acontecem em São José até o próximo dia 31 de outubro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as ações estão previstas as ofertas de exame preventivo e mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal, palestras motivadoras e preventivas, além de sorteios e dias de beleza. Mutirões foram realizados nos bairros Bela Vista, São Luiz e Colônia Santana.
A secretária municipal de Saúde de São José, Suzana Bousfield, salienta a importância da realização de exames periódicos e do autoexame, com o qual a mulher pode se conhecer e se prevenir de doenças. “Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de iniciar um tratamento tranquilo e obter bons resultados”, explica Suzana. A secretária convida às mulheres de São José a procurarem uma UBS para realizar consultas e exames de prevenção contra o câncer.
Segundo a coordenadora da Policlínica de Barreiros, Jane Damásio, todas as unidades de saúde de São José trabalham com a prevenção. “Em momentos como esses as mulheres aprendem sobre a importância do autoexame de mama, que ainda não é praticado por falta de conhecimento, por medo ou até mesmo por vergonha”, explica Jane. A Policlínica de Barreiros trabalha com consultas pré-agendadas com especialistas e atende pessoas que já têm o diagnóstico da doença ou algum problema na mama, mas ações de prevenção como entregas de panfletos e orientações nos corredores da própria unidade são feitas diariamente.

Dados – A exemplo de anos anteriores foi organizada na agenda da Associação Brasileira de Portadores de Câncer, AMUCC, a IV Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para o Movimento Outubro Rosa. Cerca de 370 agentes de saúde comunitários de sete cidades da Grande Florianópolis compareceram, lotando o auditório da Assembleia Legislativa.
O laço cor de rosa simboliza a luta contra o Câncer de Mama, que é o tipo de Câncer mais comum no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há mais de 57 mil novos casos em 2015, o que representa 21% de todos os tipos de câncer diagnosticado em mulheres.
A prevenção primária do Câncer de Mama está relacionada ao controle dos fatores de risco reconhecidos. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em princípio, passiveis de mudança, porém fatores relacionados ao estilo de vida, como obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e terapia de reposição hormonal, são modificáveis. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver Câncer de Mama.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.