São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 06:27
Edição Outubro | 2015
Ano XXI - N° 233
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Empreendedor
Política
Oi Grande Florianópolis
Classificados




Política
 
NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO
Situação dos idosos com deficiência
A Comissão de Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa realizou, na Câmara Municipal, no último dia 08 de outubro, a quinta audiência pública do ano que percorre o Estado para saber mais sobre a situação dos idosos com deficiência. Participaram: o presidente da Câmara, vereador Orvino Coelho de Ávila, o deputado estadual e presidente da Comissão de Pessoa com Deficiência, José Nei Ascari, o deputado estadual Mario Marcondes, e a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Rose Bartucheski. A falta de centros de convivência, centro dia e capacitação para que os familiares possam aprender a conviver com pessoas idosas com algum tipo de deficiência, além da falta dos benefícios de prestação contínua foram apontadas como algumas das maiores dificuldades.

Aleitamento materno
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, no último dia 05 de outubro, em segunda discussão, o projeto de lei da vereadora Sandra Martins que cria o “Agosto Dourado”, cujo o objetivo é realizar ações voltadas ao aleitamento materno. De acordo com a parlamentar, o objetivo das ações do Agosto Dourado será colher bons resultados nos índices de aleitamento materno em São José, além de conscientizar as mães sobre a importância e a qualidade que o leite tem para a saúde e o desenvolvimento dos bebês. O leite materno possui quantidades significativas de água, proteínas, gorduras, açúcares, cálcio, magnésio, sódio, além de outros sais e vitaminas. Além disso, o leite fornecido pela mãe também contém inúmeras substancias anti-infecciosas, anticorpos e células vivas essenciais ao crescimento das crianças.

Combate à pedofilia
No último dia 28 de setembro foi aprovado, em primeira discussão, o projeto de lei da vereadora Sandra Martins (PSDB) que trata de uma campanha de combate à pedofilia em São José. Após relatar dados sobre as vítimas de abuso sexual infantil, divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a vereadora ressaltou a importância de se ter no município uma campanha de combate à pedofilia. Sandra Martins alertou sobre a necessidade de identificar e denunciar esses crimes e também quanto ao fato do agressor, muitas vezes, ter um convívio muito próximo com as crianças. “São pessoas da própria família, são vizinhos. E é importante identificar essas vítimas. Muitas vezes as crianças ficam anos e anos sendo violentadas e não tem coragem de denunciar”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pedofilia é classificada como uma desordem mental e de personalidade do adulto, além de ser um desvio sexual. Os atos sexuais entre adultos e crianças (resultante em ato ou não) é crime nas legislações de diversos países, assim como o assédio às crianças através da internet, por meio das redes sociais, por exemplo.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.