São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 11:05
Edição Fevereiro | 2013
Ano XIX - N° 201
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Quatorze casas noturnas são interditadas em São José
Observatório Social de São José faz sua primeira prestação de contas

Cidade
 
Primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores traz expectativas para 2013
Clique na imagem para ampliar.
No último dia 4, um bom público compareceu ao Plenário Eugênio Manoel da Cunha, na Câmara Municipal de São José, para prestigiar a primeira sessão ordinária de 2013. A sessão foi presidida pelo vereador Sanderson Almeci de Jesus (PMDB).
Entre as autoridades presentes estavam: a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD), o vice-prefeito José Natal Pereira (PSDB); o diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes, representando o governador Raimundo Colombo; o Comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinícius Bedretchuk e o presidente da Aemflo/CDL de São José, Tito Schmidt.
Na oportunidade, a prefeita falou o II Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília, e fez um relato chocante da situação em que se encontra o município de São José.
- Foi assustador descobrir a inadimplência do município de São José em diversas áreas junto ao Governo Federal. Minha prioridade atual é resolver a prestação de contas na assistência social, que desde 2009 não presta conta dos seus trabalhos e nem dos seus convênios. Isto pode fazer com que toda a Prefeitura fique sem crédito. A ministra do Desenvolvimento Social foi enfática ao dizer: “responsabilizo o gestor que não prestou contas”. Minha outra prioridade é elaborar o Plano de Ações Articuladas da Educação, que todos os municípios já o fizeram e deveria ter sido entregue no ano passado. Nem isso o nosso município conseguiu fazer. Sem o Plano ficamos sem nada para a Educação. Eu imaginava que tínhamos uma boa imagem perante aos órgãos federais. Mas, ministros e seus assessores olhavam pra situação do nosso município e não acreditavam que somos uma cidade com mais de 200 mil habitantes, vizinha da Capital do Estado. Vivemos práticas comuns de serem vistas nos grotões do Brasil, e não, numa cidade como São José. Minha outra prioridade é mudar a imagem de São José. Primeiro, para nós mesmos. Depois, para o Brasil – disse a prefeita em seu discurso.
Na sequência, cada parlamentar teve cinco minutos para fazer as suas considerações. O vereador Amauri dos Projetos foi o único que não fez uso da palavra. Confira o que cada vereador disse:

“Temos que começar a construir São José novamente. Não só por quatro, mas durante oito anos, São José deu um passo pra frente e dois passos pra trás. E isso é uma filosofia que nós temos que tentar mudar. A união dos poderes é muito importante neste momento. Acho que temos que trabalhar em conjunto realmente e esquecer alguma divergência desse nosso início e começar a pensar em São José. E eu estarei aqui para trabalhar por São José”, vereador Tulio Maciel (PMDB).

“Além de agradecer os votos de confiança que recebi, gostaria de dizer também que por esta ter sido uma campanha difícil, fomos a cada canto do nosso município e vimos a real situação. A prefeita sabe que muitas vezes estivemos juntas e eu tive a oportunidade de dizer a ela várias vezes que eu aposto muito nela, e que eu estou aqui no Legislativo pra ajudar no que for preciso. Porque é desta forma que nós queremos o município”, Sandra Martins (PSDB).

“Quero dizer que a gente quer trabalhar pela educação e pela qualidade de vida do povo de São José, que dá pra melhorar muito. Estarei com o meu gabinete de portas abertas, não precisa marcar horário pra vir falar com o vereador. Sou representante do povo de São José e é pra isso que estou aqui. Quero fazer um mandato participativo, transparente e eficiente”, Tetê (PDT).

“Quero pontuar alguns assuntos que desejo trazer para debate em plenário. Uma das minhas principais bandeiras durante a campanha eleitoral, e ponto importantíssimo para a saúde, é a questão do Centro de Zoonoses. Uma cidade como São José não pode furtar-se de ter um local adequado para acolher e tratar os animais de rua, evitando assim, doenças proliferadas por tais”, Clonny Capistrano (PMDB).

“Quero dizer ao povo josefense que o nosso mandato estará sempre presente ao lado das comunidades para ouvir e levar a suas reivindicações ao Poder Executivo. Estaremos ao lado dos movimentos sociais e das associações de bairros, para promover a igualdade de oportunidades e a luta pelos direitos humanos e pela democracia”, Chico Silvy (PT).

“Infelizmente vivemos em uma época em que as pessoas estão voltadas para o individual. Querem resolver os problemas pessoais, não importa onde irão parar esses problemas. E a gente só vai conseguir fazer com que o desenvolvimento aconteça, com que essas ações aconteçam verdadeiramente, quando conseguirmos pensar coletivamente, quando deixarmos de lado os interesses pessoais e pensarmos no interesses da coletividade”, Adriano de Brito (PR).

“Precisamos fazer com que o povo de São José volte a ter autoestima. Antigamente o morador de São José tinha vergonha de emplacar o seu carro aqui em São José. Depois, começou a ter prazer e depois a coisa começou a regredir. Então, prefeita, nós precisamos fazer esse povo sorrir novamente. Queremos fazer com que o povo não precise esperar quatro ou cinco meses para poder fazer um exame num posto de saúde”, Neri Amaral (PMDB).

“Eu quero fazer deste o melhor mandato de todos os que eu já fiz. E pra isso vou trabalhar da melhor maneira, vou trabalhar muito. Tenho uma missão a mais, que me foi confiada pela prefeita (Orvino é o novo Líder de Governo da Câmara Municipal de São José), a quem vou procurar corresponder a expectativa. É a primeira vez que enfrento essa missão, mas vou procurar desenvolvê-la da melhor maneira possível, no sentido de que haja uma união maior por parte dos vereadores, juntamente com o Executivo”, Orvino Coelho de Ávila (PSD).

“Fica clara a importância de estarmos juntos e de caminharmos juntos para uma cidade melhor. Que possamos ser realmente parte da solução dos problemas e não mais um problema na cidade, que tem tantos desafios a serem enfrentados no dia a dia. Aquilo que o colegiado e a prefeita precisarem, estarei aqui junto para trabalhar e ajudar a aprovar pelo bem comum da cidade, pois acredito que nós que fomos eleitos representamos a esperança para a população de São José”, Michel Schlmeper (PMDB).

“Estaremos aqui para atender às necessidades básicas da população. Hoje a nossa cidade carece de pequenos atendimentos e que vão fazer a diferença na vida dessa população. Às vezes, é um buraco na sua rua, um problema que acaba sendo pessoal, seu, não pensando no coletivo, mas esse buraco precisa ser resolvido de imediato também. Como também precisa ser resolvida as questões da saúde, da habitação, que também são seriíssimas, a falta de segurança, entre outras tantas”, Méri Hang (PSD).

“Com todo o respeito, sem perseguição, sem paranoia e sem caça às bruxas, mas nós temos que prestar contas à cidade, por exemplo, quanto aos milhões da São José Previdência que evaporaram da cidade. Esse compromisso, nós da Câmara temos que levantar”, Geraldo Swiech (PT).

“O processo político-eleitoral passou. Agora nós estamos num processo político-administrativo. As siglas partidárias não podem estar sobre São José. Nós temos que colocar São José em primeiro lugar”, Sanderson de Jesus (PMDB).

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.