São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 10:52
Edição Fevereiro | 2013
Ano XIX - N° 201
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Júnior Furtuoso E-mail: junior.vox@hotmail.com
Rodeios em SC
Culinária – Arroz Carreteiro
Expressões locais

Tradição
 
Incoerência
Clique na imagem para ampliar.
Que o Rio Grande do Sul foi forjado a patas de cavalos, que o flete é uma extensão das pernas do gaúcho, todo mundo sabe, pois tais terminologias são cantadas e decantadas aos quatro ventos de nossa pátria rio-grandense. O homem do Sul do País tem uma paixão por este animal, do trabalho aos rodeios, das lides de campo às cavalgadas. Os tropeiros, os guerreiros, deixaram no rastro de seus pingos, histórias, povoações, mitos e lendas. A relação homem / cavalo é maior aqui no Rio Grande do que em qualquer parte do Brasil. (Fonte: http://blogdoleoribeiro.blogspot.com.br/)
Contudo, notem esta incoerência: nos chega a notícia que um escândalo envolvendo o uso de carne de cavalo em diversos tipos de alimentos, sem explicação do ingrediente nas embalagens, ganhou novo capítulo na Europa durante o fim de semana. Seis grandes redes varejistas da França suspenderam a venda da marca sueca Findus por estarem comprando gato por lebre, ou melhor, carne equina por carne bovina. A carne de cavalo está se tornando coisa comum pelo velho continente. Mas qual a origem desta carne?
Embora o brasileiro não consuma carne de cavalo, o fato de o terceiro maior rebanho do mundo - estimado em oito milhões de cabeças - estar no País, atraiu muitas indústrias para o abate. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o oitavo maior exportador mundial. E vocês sabem qual o Estado campeão, disparado, há cinco anos a fio, no abate de cavalos para a venda da carne? O Rio Grande do Sul!
Isto nos leva a pensar que no papel tudo é muito bonito, e que, enquanto se tem utilidade, existe a parceria. Chega a idade, e chega ao fim a amizade... Mas o meu Mouro Velho eles não levam!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.