São José, Santa Catarina, Brasil
06 de maio de 2024 | 04:09
Edição Agosto | 2010
Ano XVI - N° 171
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Panorama Político Borges Neto
NOTÍCIAS VEREADORA MÉRI HANG
VI... OUVI... ESCREVI... Luiz Mar Sória Notícias e contatos: viouviescrevi@yahoo.com.br
Gente que cuida da gente Por Mari Vieira*
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Negócios Esportivos

Colunistas
 
Juiz de Futebol Clésio Moreira dos Santos (Margarida) arbitromargarida@hotmail.com
Clique na imagem para ampliar.
Idéias mirabolantes
Se eu fosse um dos "velhinhos" da International Board, orgão da FIFA que cuida somente das 17 regras do futebol, colocaria essas idéias práticas para dar maior mobilização ao ataque. Por exemplo: proibir o recuo da bola para o campo defensivo quando essa ultrapassar o meio de campo. Permitir a cobrança de laterais também com o pé. Além de aumentar o número de substituições, permitir que o substituído volte ao jogo numa dessas trocas. Idéias óbvias que ajudariam, e muito, o nosso futebol. E você leitor, o que acha?

Caro demais
A disparidade social que vive o Brasil é algo totalmente absurdo, principalmente, quando o assunto é distribuição de renda. Enquanto milhões de brasileiros se matam a trabalhar para receber seus míseros salários, Luiz Felipe Scolarri, o nosso Felipão, ganha a bagatela de R$ 700 mil para treinar o time do Palmeiras. Já Mano Menezes trocou o Corinthians pela Seleção Brasileira aonde recebe mensalmente uma quantia insignificante de R$ 400 mil da CBF, com direito a férias de trinta dias e mais o 13° salário. É muita coisa né gente!

Decolagem autorizada
Apesar da derrota por 1 a 0 para o Santos, dentro da Ressacada, na semana passada, o Avaí ganhou os céus da América e vai fazer a sua estréia oficial em solo internacional. Beneficiado pelo resultado obtido na Vila Belmiro onde venceu o Peixe por 3 a 1, mesmo com essa derrota dentro de sua casa, o time azurra está classificado para a próxima fase da Copa Sul-Americana. O time catarinense espera o seu adversário do confronto entre o Emelec, do Equador, e Universidad San Martin, do Peru. Este fato só tinha acontecido com um time catarinense quando o Criciúma passou para as quartas-de-final na Copa Libertadores, em 1992.

Continente vermelho
O bi da Libertadores conquistado em cima do Chivas vestiu o País de vermelho e branco. Ao vencer o time mexicano por 3 a 1, o Internacional atingiu uma glória inédita em seus 101 anos de história, que é o bi campeonato da Libertadores da América. E não foi fácil como se esperava, mas o sonho dos colorados tornou-se realidade. Realidade essa que irá se estender por mais cem dias, especificamente até dezembro, em Abu Dhabi, onde o time gaucho irá defender o País no mundial de clubes de 2010. Quem não está gostando muito disso são os gremistas, que agora têm que escutar os colorados se acharem Binternacional. Tão muito nojentos essa cambada!

Jovens craques
Para retratar o mundo do futebol em Malhação, o autor Emanoel Jacobina irá colocar o dedo numa ferida que me parece muito interessante. Ele escolheu um goleiro, que terá Marcelo Melo como ator, para falar da exploração de jovens craques por inescrupulosos dirigentes e, até mesmo, empresários. A idéia é mostrar cartolas que ficam colocando os meninos para jogar antes de estarem prontos. A nova etapa desta novelinha começa nesta segunda-feira.

Pensamento do Bambi
Não sei se a Dilma está preparada para ser a líder do Brasil, mas com aquele cabelo, certamente ela já pode ser a líder dos Thundercats!

Tentando sair
O Juventude de Caxias do Sul, que já foi um grande clube do futebol brasileiro, anda passando maus bocados e está até ameaçado de descer da série C para a D. Tentando livrar-se deste pesadelo que assola o clube gaúcho, a sua diretoria está reforçando o elenco com um velho conhecido do futebol catarinense. Trata-se de Jean Coral, aquele atacante que despontou no Criciúma e que teve uma breve passagem pelo Figueirense em 2009. O Juventude é o lanterninha de seu grupo no brasileiro da série C.

Sonolento
O jogo do Avaí no Engenhão contra o Botafogo era para ser um jogo fácil de conquistar três pontos a favor do Leão. Eu disse, era fácil. Se a comissão técnica tivesse levado o time titular, com certeza, teria ganho o jogo, porque o time do Botafogo só jogou no nome. Não consigo entender como é que eles estão dentro do G-4. Foi um daqueles jogos difíceis de assistir. Foi uma das piores apresentações do elenco avaiano neste brasileirão, e tudo isso acontecendo aos olhos do treinador da seleção, que foi ao Rio só para ver aquilo. A falta de entrosamento e, até mesmo, a grande quantidade de volantes no time Azurra, fez com que o time da Ressacada não buscasse o objetivo maior, que era a vitória. Tinha tudo para ser um jogaço. Os dois times no G-4, ótimo público, dois treinadores consagrados no futebol brasileiro, enfim... Mas o adjetivo melhor para esta partida é um jogo sonolento. E num jogo desses somente uma bola parada para resolver o placar. E foi o que aconteceu. O zagueiro Fábio Ferreira colocou a bola para dentro da meta avaiana numa cobrança de falta. O Avaí deu chances ao azar.

Piada
A incapacidade da dona CBF anda dando o que falar. Não conseguir marcar um joguinho qualquer para a seleção mais cobiçada do mundo foi o fim da picada. A Argentina vai encarar a campeã mundial Espanha no dia 7 de setembro, e o Brasil nada. Diante da incapacidade dos nobres dirigentes da CBF, o técnico Mano Menezes convocou uma seleção brasileira para treinar na Espanha. Convocar uma seleção para treino é uma grande piada, nem aqui e nem na China nunca tinha visto tamanha aberração. Isso está servindo para mostrar que o atual treinador vai ser a "vaquinha de presépio" de Ricardo Teixeira. Foi por essas e outras que Muricy Ramalho dispensou o convite. Mano Menezes já virou o queridinho de Galvão Bueno e da Rede Globo. Ele é mais liso do que lux de luxo. Está sendo um verdadeiro jundiá ensaboado.

Deixando escapar
Parece que o Engenhão não é a casa do futebol catarinense. Primeiro foi a derrota do Avaí no gigante carioca, mas antes, o Figueirense deixou escapar uma vitória natural contra o Duque de Caxias. Depois de estar em vantagem por duas vezes no placar, o alvinegro do Estreito deixou escapar a quinta vitória fora de casa e ficou no 2 a 2. Mesmo jogando na cidade maravilhosa, o Figueira parecia estar jogando no Orlando Scarpelli, onde os 6 mil torcedores alvinegros que se deslocaram até lá eram a maioria nas arquibancadas. A vitória esteve bem próxima, não fosse a cobrança de pênalti equivocada por Willian, que isolou a bola por cima do travessão ao apagar das luzes. Foi um empate a ser lamentado.

Cartão vermelho
Para a Federação Catarinense de Futebol, que proporcionou mais uma página triste ao nosso futebol. A Chapecoense caiu no Campeonato Catarinense da primeira divisão. E como quem cai, a subida deve acontecer dentro de campo. Se o Atlético de Ibirama desistiu do Campeonato alegando problemas financeiros, o problema é dele. Essa atitude da FCF de trazer um rebaixado para disputar a nossa primeirona fazia tempo que não acontecia por aqui. Foi um canetaço da vergonha. A dignidade do nosso futebol ficou a desejar até para o Estado de Alagoas, que num caso igual ao nosso, mantiveram o rebaixamento.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.