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Edição Agosto | 2010
Ano XVI - N° 171
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10:54 do 2º Tempo da Prorrogação
Estamos na final da Copa do Mundo de 2010, jogo disputado, se encaminhando para os pênaltis. O relógio marca 10:31 do 2º tempo da prorrogação, a bola está na defesa espanhola que sai tocando, um toque de bola que envolve o time holandês, ela chega aos pés de Iniesta, aos 10:52, que mata e chuta, a bola estufa a rede holandesa aos 10:54, o espanhol sai comemorando e o relógio marca 11:01. Congela tudo, sim, o jogador segue comemorando após isso, porém esqueça o resto para esta coluna.
Quando começou a Copa, o primeiro ponto que chamou atenção foram as placas eletrônicas. O que automaticamente me fez pensar em qual seria a marca exposta durante o gol do título. No exato instante que o relógio marcava 10:31 do 2º tempo da prorrogação, a placa exposta era da Adidas. Isso mesmo, a “criadora” da Jabulani. A exposição da marca permanece por 30 segundos e não é que neste tempo sai o gol do título da Espanha.
Agora pense comigo, daqui a 50 anos quando você estiver sentado no sofá vendo sua TV em que o jogador sai da tela, sim, até lá você verá os atletas saindo e quase dando carrinhos em você. Já adianto, tome cuidado na hora de rever os jogos do Brasil com o Felipe Melo, e da Holanda, também serão perigosíssimos, fique longe da tela quando aparecerem o De Jong e o Van Bommel. Certamente terão os especiais da Copa do começo do século, você ouvirá um barulho parecido com uma abelha, bem “chatinho” por sinal. Seu neto vai perguntar do que se trata e você lembrará a ele que isso foi um tempo antigo, chamavam de “vuvuzelas”. Neste especial irá aparecer, como é de costume, o gol do título e lá estará quem? Quem? Ora, meu caro, a Adidas, que ficará eternizada como a placa exposta no gol do título da Copa de 2010.
São momentos como estes que ficam para a história, e como a placa é eletrônica, as marcas vão alternando, precisa ter uma certa sorte para que a marca faça parte disto tudo, esteja aparecendo no exato momento do gol.
Outro detalhe interessante, a Adidas, que começou o jogo da final agradecendo através de suas placas à África do Sul, também mudou a cor das mesmas para o último jogo. A Copa inteira teve suas cores tradicionais, preto e branco, já na final utilizou as cores amarelo e preto.
Por tudo isso, a Adidas talvez tenha sido uma das grandes vencedoras da Copa. Teve a seleção campeã, foi a patrocinadora oficial, vendeu muita Jabulani e foi contemplada com a exposição da marca na final.
Para interagir: rafazanette@ibme.org.br twitter: @rafazanette

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