São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 20:33
Edição Setembro | 2009
Ano XV - N° 160
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram Desfile Cívico em São José
Tempo de espera nos bancos será fiscalizado em São José
Comissão debate Auxílio Funeral

Especial
 
Padre Círio assume vaga na ALESC
Clique na imagem para ampliar.
São José ganhou maior representatividade no poder legislativo catarinense no mês de setembro. O padre Círio Vandresen, do PT, assumiu no dia 10 o lugar do colega de partido, Dirceu Dresch, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Ele vai ocupar a vaga por sessenta dias, conforme previsto no esquema de rodízio adotado pelo PT. Para que Vandresen assumisse o posto, sete suplentes declinaram a convocação para substituir Dresch, que pediu licença do cargo.
Padre Círio é filiado ao PT desde 1989 e concorreu à Prefeitura de São José duas vezes (em 2004 e em 2008), tendo também se candidatado a deputado estadual em dois pleitos. É natural de Rio Fortuna, no Sul do Estado, e formado em Filosofia e Teologia, com mestrado em Agroecossistemas. É vice-presidente da Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco).
Na sessão de posse, Vandresen pediu o apoio dos parlamentares para ações de estímulo à agricultura familiar, por meio das compras voltadas à merenda escolar. Seu objetivo é regulamentar a Lei federal 11.947/2009, que prevê que 30% da merenda escolar seja adquirida da agricultura familiar. Ele também manifestou interesse em apoiar a pesca artesanal e a aquicultura no Estado. “Precisamos de leis e recursos para que a pesca artesanal não desapareça do cenário socioeconômico de Santa Catarina.”
Vandresen levantou a questão da segurança pública, uma das maiores preocupações dos moradores da Grande Florianópolis, dizendo que acredita na efetividade das penitenciárias agrícolas modulares. Segundo o deputado, esse sistema diminuiria o custo dos presos para o Estado e contribuiria para a recuperação dos detentos, visando à reintegração social. Sobre a instalação de uma penitenciária em São José, com a desativação da Central de Triagem da Capital, Círio ponderou: “Não sou contra a construção de presídios, mas antes que o Governo do Estado construa um presídio em São José, precisamos que se invista em iniciativas positivas no município, como o tratamento da estação da Casan em Potecas. É um problema muito sério que já vem se arrastando há tempos e com o qual a população não consegue mais conviver, por causa da desvalorização imobiliária e do mal-estar que isso provoca.”
O prefeito Djalma Berger, que prestigiou a posse de Vandresen, expôs as expectativas do município em relação ao novo deputado: “Vamos pedir a ele que trabalhe muito em prol da duplicação da SC-407, que é a única rodovia estadual que temos em São José, cuja pavimentação ainda é de paralelepípedos – um transtorno para a população da nossa cidade. Esse é nosso principal pleito junto ao Governo do Estado e vamos pedir a ele que faça coro aqui na Assembléia, independente da bandeira, para a pavimentação asfáltica, bem como para a duplicação dessa rodovia que, a meu ver, será o coração econômico de São José, onde vão ser instaladas as principais indústrias da região.” Vandresen se comprometeu a intensificar as negociações nesse sentido. “Vamos trabalhar pela pavimentação dessa estrada. O lançamento da obra foi feito há dois anos e até hoje ela está parada.”
Padre Círio ainda citou como alvos de seu trabalho na ALESC os cuidados com o Meio Ambiente, especificamente nas regiões do Vale do Braço do Norte, Vale do Rio Tijucas, Vale das Águas e Complexo Lagunar. Outro ponto levantado foi o mercado editorial. O deputado ressaltou que Santa Catarina é o único Estado brasileiro em que os livreiros não podem vender diretamente nas escolas e manifestou desejo de rever a lei que proíbe essa venda.
O prefeito de São José manifestou-se positivamente em relação à posse do padre Círio. “Ele é uma pessoa bem preparada e esperamos que defenda os interesses da região de São José, tendo em vista que ele tem domicílio eleitoral em nossa cidade e foi muito bem votado pela população do município.” Também estiveram presentes na posse de Vandresen a presidente estadual do PT, Luci Choinacki, o ex-ministro de Aquicultura e Pesca, José Fritsch, e diversas autoridades do Sul do Estado. O ministro da Pesca, Altamir Gregolin, enviou uma carta cumprimentando o novo deputado.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.