São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 12:42
Edição Setembro | 2009
Ano XV - N° 160
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Fórum popular discute medidas para Zona Azul e COSIP em São José
Prazo para recadastramento do Bolsa Família vai até 31 de outubro
Câmara em alta
Exoneração de Marcos Caneta e Cal Lélis gera crise interna no PR
Dicas de Design
São José aguarda instalação de delegacia da mulher
Operação Cidade Limpa revitaliza bairros de São José

Cidade
 
RELEMBRANDO COISAS BOAS – PROJETO DE FERNANDO ELIAS E CLEBER DAMÁSIO PARA SÃO JOSÉ
ESCOLA DO MAR
O Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar, instituição Municipal pública e gratuita, foi inaugurada em 18 de março de 2005, tem a ÁGUA como tema central de suas atividades de Ensino e Pesquisa, utilizando, principalmente, como ambiente de estudo, as Baias da região da Grande Florianópolis.
Os idealizadores desse projeto inovador tiveram como missão tornar a Escola do Mar um Centro de Referência de Educação Ambiental com atividades ligadas à AGUA & OCEANO, contando para isso com uma infra-estrutura física composta de 452 m² de área construída. A idéia é que, através das atividades ligadas ao Meio Ambiente fossem proporcionados aos educandos uma melhor compreensão sobre a inter-relação dos seres humanos com o ambiente. Desta maneira, despertamos a sensibilização, visando mudança de atitudes e valores, adotando uma postura de preservação ambiental para a atual e futuras gerações.
Devido ao empenho de todos que fizeram parte, na época, deste PROJETO de Ensino e valorização das pessoas, foram agraciados, em 2006, com o PRÊMIO DESTAQUE EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL – REGIÃO SUL, pelo Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Rio de Janeiro) e através do Projeto Colônia de Férias na Escola do Mar, receberam o Prêmio Fritz Muller 2007, maior premiação ambiental do Estado de Santa Catarina, na categoria Educação Ambiental / Setor Público, da FATMA (SC). Também tiveram o privilégio de receber o prêmio do Instituto Biosfera, no ano de 2008 (em Brasília).
Nosso município foi referência em Educação Ambiental através da Escola do Mar, por existir pessoas preocupadas com o futuro do nosso Meio Ambiente, e para preservar, temos que educar nossas crianças, pois elas são o futuro de nosso País.
Não foi em vão que a Escola do Mar, recebeu tantos prêmios, pois oferecia, aproximadamente, 15 projetos.

CRÍTICA
Imagino que para algumas pessoas, projetos como estes possam não ter tamanha importância, porém, acredito que pais preocupados com a educação de seus filhos, educadores e políticos que valorizam a EDUCAÇÃO, estão sim, sentindo falta da antiga Escola do Mar. Então pergunto à atual administração: por que tantos projetos Educacionais parados? Famílias que tinham seus filhos envolvidos estão entristecidas, o Barco Escola não funciona, cheguei a ouvir o absurdo que o barco estava parado por falta de combustível, sem bateria, depois usaram a desculpa que as atividades foram suspensas por causa da gripe A.
Abandonaram tudo, ou melhor, abandonaram projetos que valorizavam e cuidavam das pessoas mais carentes.
A política que hoje governa São José é aquela que gasta com publicidade. O que mais vemos nas ruas é a frase “CIDADE LIMPA OUTRA VEZ”, esta frase está em todos os bairros. O marketing é grande em cima de um serviço que a Prefeitura tem a obrigação de fazer, que é manter a cidade limpa, afinal de contas pagamos impostos altos e o mínimo que merecemos é ter uma cidade limpa para se viver. O que estamos vivenciando é exatamente aquela política maquiada, mas a realidade é que não estão nem aí para as pessoas.
Voltando aos projetos educacionais (Escola do Mar), a verdade é que as crianças não estão sendo atendidas como deveriam, e com isso quem perde são as famílias. Esperamos que este atual quadro mude, porque São José está triste. Elegemos vereadores que se diziam preocupados com a educação e até agora estão fazendo a política do deixa quieto para ver no que vai dar, só pensando em interesses próprios.
G MARTINS

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.