São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 04:24
Edição Maio | 2018
Ano - N° 265
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Vitor Porto conquista o Campeonato Mundial Escolar no Taekwondo em Marrocos
Judocas de São José são ouro em Campeonato Estadual
Vida em movimento

Da Redação
 
168ª Festa do Divino Espírito Santo reúne fiéis no Centro Histórico de São José
Clique na imagem para ampliar.
Celebrar a fé e resgatar as tradições da cultura açoriana. Dois princípios da 168ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de São José que reuniu fiéis no Centro Histórico da cidade, no segundo final de semana de maio. A festa é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município.
A programação do fim de semana contou com a presença da prefeita Adeliana Dal Pont, de secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade, que acompanharam os tradicionais cortejos da Família Imperial, as missas realizadas na Igreja Matriz e as apresentações artísticas e musicais que embalaram o público enquanto os pratos eram servidos nas barracas do entorno da Igreja, da Praça Hercílio Luz e do Beco da Carioca.
“A Festa do Divino é uma festa da comunidade e todos os anos agrega às famílias o sentimento da fraternidade e da caridade. É também a base da nossa identidade histórica e cultural ao permitir que as nossas tradições mantenham-se sempre vivas dentro do coração de cada um de nós”, lembrou a prefeita Adeliana Dal Pont, que esteve à frente da preparação do Divino Risoto em uma das barracas da festa.
Este ano, a Festa do Divino de São José foi organizada por um grupo imperial de sete casais festeiros e a abertura oficial da festa ocorreu na noite de sábado (12), com a saída do cortejo da Família Imperial e a celebração da Santa Missa Solene, na Igreja Matriz do Centro Histórico.
“É maravilhoso manter nossa fé e religiosidade em torno do Espírito Santo, assim como as tradições do povo açoriano, a nossa história e a reunião das famílias em torno desta importante festividade”, comentou o coordenador do Conselho Paroquial Pastoral, vereador Moacir da Silva, ao lembrar que a renda arrecadada na festa será revertida às pastorais.
No domingo (13), a programação começou com o cortejo da Família Imperial seguido da Santa Missa Solene. Durante o período vespertino foi realizada uma tarde de prêmios. No último dia de programação foi anunciada a família festeira de 2019. A incumbência da responsabilidade ficou por conta da família de José Henrique e Nalma Aparecida Nienchotter, que irão organizar a 169ª edição da festa.

FESTA DO DIVINO – A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída em 1296, na cidade de Alenquer, em Portugal. Os festejos são fruto de uma promessa feita pela rainha Isabel de Aragão, conhecida como Santa Isabel de Portugal; para que a paz pudesse reinar e cessar a guerra entre Portugal e o Reino de Aragão. O intuito da comemoração é promover a paz, a vivência da caridade fraterna e a honra do Divino Espírito Santo.
Na Paróquia de São José, as comemorações em honra ao Espírito Santo são feitas desde 1851, preservando as tradições e cultivando o traço de religiosidade que se tornaram base da identidade histórico-cultural trazida pelos açorianos a São José. A Festa do Divino Espírito Santo é registrada como Patrimônio Imaterial de São José.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.