São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 10:01
Edição Abril | 2018
Ano - N° 264
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Vereadores destacam o não cumprimento de leis em São José
Mudança na Câmara
SC-281
IPTU
Operação ‘Choque de Ordem’ busca coibir a perturbação do sossego em São José
Prefeitura de São José abre concorrência pública para lotes em Centros Empresariais
Busto de padre Justino é instalado em frente à Igreja Matriz de Barreiros
Pilkington AGR em São José
NOTÍCIAS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SÃO JOSÉ
São José inicia Campanha de vacinação contra a Gripe H1N1 e Tétano
UBS de Forquilhinha passa por reforma

Cidade
 
NOVA COLUNA:
Gestão e Política

Clique na imagem para ampliar.
Professor Leonardo Secchi
e-mail: leosecchi@gmail.com

Professor Leonardo Secchi é o novo colunista do Jornal Oi São José

Olá leitores, é com grande satisfação e alegria que, a partir deste mês, passo a integrar o time de colunistas do Jornal Oi São José, veículo de comunicação com mais de duas décadas de história na quarta maior cidade do Estado.
Sou natural de Ibirama e moro em Florianópolis. Cursei graduação e mestrado em Administração pela UFSC, doutorado em Ciências Políticas pela Universidade de Milão, Itália, e Pós-Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade de Wisconsin - Madison, nos Estados Unidos. Hoje sou professor de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e diretor da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).
Sou autor de livros e artigos e colunista em outros nove jornais do estado de Santa Catarina. Também sou membro da Academia de Letras do Brasil – seccional Ibirama, casado com Aline Stahnke Secchi e pai da Helena, que acabou de completar dois anos.
Minha contribuição neste espaço será o de debater sobre gestão pública e analisar o cenário político estadual e nacional. Considero importante fazer uma análise crítica que seja capaz de ajudar no debate maduro e plural sobre gestão e política em Santa Catarina e no Brasil.
Aproveito esta coluna de estreia para agradecer ao Jornal Oi São José, à Josiane e toda sua equipe por este espaço nobre.
Muito obrigado!


INTERAÇÃO
A proposta que apresento é de interação com o leitor. Então, sintam-se chamados a debater ou expressar sua opinião sobre os temas abordados na nossa Fanpage www.facebook.com/codeputado ou pelo Instagram @codeputado

Corrida eleitoral
Mesmo enfraquecido, o ex-presidente Lula segue liderando a intenção de votos à presidência, conforme mostrou pesquisa Datafolha recente. O fato é que prisão e a consequente inexigibilidade do ex-presidente pela Lei da Ficha Limpa o tiram do jogo político e obrigam o PT a lançar ou apoiar uma nova candidatura. Há os que torcem pela união da esquerda para compor uma aliança forte e capaz de chegar ao segundo turno, porém, há os que não abrem mão da força e da liderança de Lula para sustentar o PT na cabeça de chapa. Neste ínterim, surgem novos votos para Marina Silva e até para Bolsonaro. A pesquisa também mostrou isso.

A CRISE DO JUDICIÁRIO
A população está bastante descrente do agente público como um todo e o Judiciário, assim como os demais poderes, está passando por maus lençóis. Nem o juiz que tem uma visão mais imparcial, a população entende como alguém que entrou no poder público por um sistema de mérito. Quando a gente vê um Supremo Tribunal Federal com alguns ministros muito instáveis ou visivelmente com posições políticas de torcidas organizadas, a população perde bastante credibilidade no sistema. Apesar do mau momento, temos que ter muita força e muita esperança para renovarmos a crença nas instituições, porque se começarmos a contestar Judiciário, Legislativo e Executivo, sem depositar fé em ninguém, o que sobra realmente é a barbárie, a colocação de líderes políticos populistas que se propõem a acabar com tudo e com todos, como se não tivessem defeitos. Este seria um caminho muito mais perigoso.

O MECANISMO
Quem viu a série brasileira na Netflix baseada na Operação Lava-Jato, o Mecanismo, observou uma produção muito parecida com Tropa de Elite, do mesmo diretor, José Padilha, que mostra a corrupção como “câncer brasileiro” e o sistema político como um mecanismo corrupto que não tem fim, exatamente por estar enraizado em todos os setores. Fora o bate-boca entre Dilma/Lula/PT e Padilha sobre a produção, nada de novo, mas a crítica continua atual e válida. Você aí: se tivesse uma oportunidade de se dar bem, mas para isso poderia prejudicar alguém, qual seria sua escolha?

Outsider
O ex-presidente do STF e condutor rígido durante o famoso processo do Mensalão, Joaquim Barbosa, deve ser o nome “fora do sistema” político a disputar a presidência em outubro. A ideia de um candidato outsider tem incomodado muito político de carreira. O ex-juiz já oficializou sua filiação ao PSB e já aparece nas pesquisas de intenção de votos. Ninguém duvida de que possa construir uma dobradinha com algum outro postulante ao cargo e montar uma chapa suficientemente forte para enfrentar candidaturas estruturadas num possível segundo turno.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.