São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 18:18
Edição Março | 2017
Ano - N° 250
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
SC trabalha em Plano de Desenvolvimento para o Estado até 2030
Liberação do FGTS permitirá aos catarinenses aumentar o poder de compra
TRE-SC divulga lista de eleitores que poderão ter títulos cancelados
Câmara homenageia mulheres em sessão solene
Mulheres que marcaram a história em São José
Dia 8 de março marca luta das mulheres por mais espaço na política
2º Prêmio Município Sustentável será entregue no XV Congresso Catarinense de Municípios
São José
Estado

Especial
 
São José comemora 267 anos
Clique na imagem para ampliar.
A quarta cidade mais antiga de Santa Catarina completa neste mês (dia 19 de março), mais um ano de história e de desenvolvimento. São 267 anos de cultura, tradição e crescimento econômico. Conforme dados do IBGE, a população de São José tem aproximadamente 210 mil habitantes, o que eleva o município a quarto mais populoso de Santa Catarina. A projeção da população está em mais de 236 habitantes.
São José é destaque também na economia. A base de sustentação está fundamentada no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. O município já se confirmou como um importante polo industrial, comercial e de prestação de serviços.
A cidade é rica também em cultura. Basta uma rápida passada pelo Centro Histórico para perceber que ainda existem muitos casarões antigos em pé e em bom estado. São José possui 20 monumentos tombados como patrimônios históricos.

História – Durante todos esses anos, o município evoluiu e se desenvolveu bastante. Desde 1750, ano em que foi colonizada por 182 casais açorianos, e em 1829, quando recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado, muita coisa mudou. O rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que em 1º de março de 1833, São José passasse de freguesia a vila (município) e, em 3 de maio de 1856, foi elevada à cidade.
Atualmente, São José possui mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos. São José atualmente é uma cidade com uma estrutura completa e onde a população encontra tudo o que precisa, especialmente nos bairros Kobrasol e Campinas, lugares que concentram, segundo dados da Prefeitura, grande parte das empresas e geram a maior parte de empregos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.