São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 03:56
Edição Setembro | 2016
Ano - N° 244
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Câmara alega estar cumprimento determinação do TCE
Processo seletivo da Secretaria de Educação
Quanto custam as Câmaras de Vereadores para os cidadãos?
TCE/SC determina que São José cumpra leis de Acesso à Informação e de Responsabilidade Fiscal
São José participade Campanha de Multivacinação

Cidade
 
TRE-SC divulga o perfil do eleitorado e candidatos em São José
Clique na imagem para ampliar.
No município, serão 214 candidatos ao cargo de vereador, seis de prefeito e seis de vice-prefeito. Todos serão votados por 156.617 eleitores no dia 2 de outubro.
A pesquisa do TRE-SC traz ainda as características do eleitorado josefense, bem como dos candidatos. São apresentados dados como escolaridade, faixa etária, sexo, grau de instrução, estado civil, cor e evolução do eleitorado desde 2008.
Com relação aos eleitores, 33% deles possuem ensino médio completo. A maioria está na faixa etária de 30 a 34 anos e 53% deles são mulheres.
Já com relação aos candidatos, contando o número total de candidatos a vereador e de candidatos a prefeito e a vice-prefeito, 93 possuem ensino médio completo, e 89, superior completo. O restante possui outro nível de escolaridade.
A maioria dos candidatos (30 deles) são empresários; outros 22 são servidores públicos municipais; 11 são professores de ensino fundamental e 10 são aposentados.
87% dos candidatos são brancos. São 69% de homens e 31% de mulheres.
A pesquisa completa você pode conferir no site do TRE-SC (www.tre-sc.jus.br).

Arrecadação – O Tribunal Superior Eleitoral emitiu, no início do mês, a Portaria nº 930, que orienta sobre a arrecadação de recursos por meio de cartões de crédito. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, ressalta que, nas doações realizadas nessa modalidade, são de exclusiva responsabilidade do candidato e de seu administrador financeiro ou dos presidentes e tesoureiros de partidos a emissão de recibos eleitorais, a verificação da origem e da licitude dos recursos doados, bem como a observância do limite de R$ 1.064,10. Importante destacar que as doações financeiras de valores iguais ou superiores a esse limite somente poderão ser realizadas mediante transferência eletrônica entre as contas bancárias do doador e do beneficiário.

Parceria – Em visita realizada ao desembargador Cesar Abreu, presidente do TRE-SC, o diretor do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina, Jairo Schäfer, e o juiz federal integrante do Pleno do Tribunal Eleitoral, Alcides Vettorazzi, trataram de futuras parcerias com a Instituição.
Na ocasião, o presidente do TRE catarinense convidou a Justiça Federal para integrar o conjunto de instituições parceiras em projeto para o período pós-eleição. “Trata-se de uma iniciativa que busca ir além do momento do voto. A Justiça Eleitoral, com o apoio de diversas entidades, irá se dedicar à orientação e preparação dos eleitos para o exercício de suas funções públicas”, afirmou o magistrado.
Uma dessas atividades formativas já foi colocada em prática, com o Programa de Qualificação de Candidatos e Eleitos, fruto de convênio firmado com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Errata

Na edição número 243 do Jornal Oi São José, de 24 de agosto de 2016, na página 4, no anúncio da candidata a vereadora Marli Marçal, o CNPJ foi publicado erroneamente, o correto é 25832578/0001-35.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.