São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 06:44
Edição Março | 2016
Ano - N° 238
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição



Veja também:
Aniversário de São José terá programação especial
Presidente da Câmara aborda questões polêmicas em entrevista exclusiva ao “Oi São José”
Consulta Pública do Plano Diretor de São José é prorrogada

Especial
 
São José chega aos seus 266 anos
Clique na imagem para ampliar.
A cidade comemora seus 266 anos no dia 19 de março e é a quarta mais antiga de Santa Catarina. Segundo estimativas do IBGE, no ano de 2015 a população do município seria de 232.309 habitantes. São José é a sexta economia do Estado e a quarta em população. Comércio, indústria e prestação de serviços se destacam como base de sustentação econômica, embora o município ainda mantenha a pesca artesanal, a maricultura, a produção de cerâmica utilitária e a agropecuária como atividades geradoras de emprego e renda.

Kobrasol e Campinas – O coração de São José

São José atualmente é uma cidade com uma estrutura completa e onde a população encontra tudo o que precisa, especialmente nos bairro Kobrasol e Campinas, que concentram, segundo dados da Prefeitura, um total de 2.459 empresas, que geram mais de 19.200 empregos. Ao todo são 786 microempreendedores individuais; 1.428 microempresas, 204 empresas de pequeno porte, 34 empresas médias e sete grandes registradas, o que pode não refletir a realidade direta, pois muitas empresas que fecham as portas não procuram o Poder Público para dar baixa legal na empresa. Ainda segundo a Prefeitura, de maneira geral, pelo perfil do bairro, as atividades giram em torno de 65% na área de Comércio e 35% de Serviços. Não há indústrias no bairro.
De acordo com o IBGE, no Censo de 2010, a população do Kobrasol era de 12.721 habitantes (sétimo mais populoso), e de Campinas, 13.272 (sexto mais populoso), com predominância feminina. E esses dois bairros não param de crescer, exigindo constantes intervenções da administração municipal, principalmente, no trânsito, para melhorar a mobilidade urbana não só das mais de 25 mil pessoas que moram no Kobrasol e Campinas, como para quem transita por aqui.
As ruas desses dois bairros têm sofrido alterações de sentido, principalmente para sentido único, com o objetivo de diminuir o volume do tráfego e garantir maior segurança aos pedestres. Segundo o engenheiro do Departamento Municipal de Trânsito, Gilberto Bianchini de Souza, o sentido único em uma via traz diversos benefícios para o trânsito, entre eles está o fato de não precisar converter à esquerda, evitando acidentes e filas; o aumento da capacidade da via, novas vagas de estacionamento e a redução significativa de conflitos em cruzamentos. De acordo com o Manual de Sinalização Semafórica, as vias que operam em sentido duplo em um cruzamento apresentam 29 pontos problemáticos, mas esse número é reduzido para 11 quando uma das vias tem sentido único. Já onde as duas vias têm sentido único, o número de pontos problemáticos cai para seis.

Opinião
Para o empresário Ivan Nascimento, morador de Campinas há 35 anos, onde também concentra suas atividades empresariais no ramo de móveis para escritórios (Escritolândia), o bairro é espetacular e as mudanças no trânsito foram positivas. “O volume de acidentes reduziu e a dinâmica do bairro mudou para melhor. A rua onde moro, a Elizeu di Bernardi, foi uma das poucas que não mudou, e acredito que ela merecia ter uma saída para a Avenida Presidente Kennedy”, explica o empresário. Ainda segundo Ivan, o crescimento dos bairros Kobrasol e Campinas tem sido balizado por mudanças em prol do desenvolvimento, beneficiando a população que mora e trabalha nesses dois bairros. “É importante que o crescimento seja acompanhado de adaptações para tornar a vida dos cidadãos mais descomplicada. Agora, por exemplo, cada um de nós pode se juntar à administração municipal para contribuir com a construção do Plano Diretor de São José, que vai dar as diretrizes para o desenvolvimento sustentável da cidade. É importante a colaboração de todos com a sugestão de ideias para o município ou mesmo com críticas ao projeto prévio”, defende Ivan.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.