São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 07:40
Edição Março | 2016
Ano - N° 238
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição




Parecer
 
OS PRINCIPAIS DEFEITOS ATRIBUÍDOS AOS BRASILEIROS
Segundo os estudiosos dos defeitos da maioria dos brasileiros, não dá para saber ao certo de onde provêm esses defeitos, mas é certo que eles estão presentes do norte ao sul desse país. Convém aqui citar alguns dos defeitos atribuídos aos brasileiros, com base em estudos científicos realizados por pesquisadores interessados em conhecer cultura vulgar da maioria do povo brasileiro.

1. BRASILEIRO RECLAMA DE TUDO E NÃO RESOLVE NADA
Apesar do abuso do ato de “reclamar” do brasileiro, o problema não está em reclamar: o problema está em apenas reclamar. Não existe o hábito do segundo passo por parte do brasileiro. O brasileiro reclama, xinga muito na rede social e fica por isso mesmo. A parte mais importante, que seria achar a solução para sua reclamação, simplesmente é abandonada, transformando a atitude de reclamar em algo totalmente inútil.

2. OS BRASILEIROS SÃO UM BANDO DE MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS
O brasileiro não tem o hábito de protestar no cotidiano. A corrupção dos políticos, o aumento de impostos, o descaso nos hospitais, as filas imensas nos bancos e a violência diária só levam a população às ruas em circunstâncias excepcionais. Por que isso acontece? A resposta para tanta passividade pode estar em um estudo de Fábio Iglesias, doutor em Psicologia e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB). Segundo ele, o brasileiro é protagonista do fenômeno “ignorância pluralística”, termo cunhado pela primeira vez em 1924 pelo americano Floyd Alport, pioneiro da psicologia social moderna. “Esse comportamento ocorre quando um cidadão age de acordo com aquilo que os outros pensam, e não por aquilo que ele acha correto fazer. Essas pessoas pensam assim: se o outro não faz, por que eu vou fazer?”, diz Iglesias. O problema é que, se ninguém diz nada e consequentemente nada é feito, o desejo coletivo é sufocado. O brasileiro, de acordo com Iglesias, tem necessidade de pertencer a um grupo. “Ele não fala sobre si mesmo sem falar do grupo a que pertence.”

3. BRASILEIRO ACHA QUE A VIDA É RESUMIDA EM FUTEBOL, FOFOCA, CARNAVAL, CERVEJA E SACANAGEM
Tanto a filosofia, quanto a Psicologia e a Sociologia, explicam que essas paixões comprometem o intelecto humano. Muito se pergunta se o Brasil poderá suportar seu crescimento diante de pensamento tão rudimentar.

4. BRASILEIRO GOSTA DA HIPOCRISIA
O conceito mais comum de hipocrisia seria o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias, devoção, comportamento e sentimentos para alcançar o apreço público, mesmo sendo o acusador vítima da sua própria crítica. Ou seja, o assassino que condena o homicídio, o funkeiro que critica a música ruim do Latino, o analfabeto que reclama da falta de leitura do povo.

5. BRASILEIRO NÃO SABE LIDAR COM O POLITICAMENTE CORRETO E O POLITICAMENTE INCORRETO
Em certa hora o brasileiro desaprova, condena, critica tal ato incorreto, em outra, pratica e apoia.

6. BRASILEIRO TEM O PÉ NO EXTREMISMO PARA BABAQUICES
O Fanático é irracional, inflexível, persistente e teimoso. Sua natureza irregular, baseada em paixões, leva a paranoias e gera preconceitos e agressividade com quem discorda de seus valores e crenças.

7. BRASILEIRO NÃO SABE RESOLVER UM PROBLEMA DE CADA VEZ
Se um brasileiro apresenta uma proposta para reduzir os impostos da importação de produtos, quase sempre aparece um sujeito dizendo que “enquanto perdemos tempo querendo diminuir os impostos, políticos roubam verbas em Brasília”. Quando um brasileiro apresenta uma proposta para acabar com a violência nos esportes, quase sempre surge outro brasileiro dizendo que “enquanto perdemos tempo querendo cessar a violência nos esportes, faltam medicamentos nas farmácias populares”. Achar que tudo pode ser resolvido de uma só vez é um pensamento de imbecil que leva ao fracasso. Se você acha que tal problema não é prioridade, faça a sua campanha para resolver o problema que você considera principal e não fique criticando quem está tentando apresentar propostas viáveis para melhorar a vida de todos os brasileiros de bem.

8. BRASILEIRO ACHA QUE OS E.U.A. (U.S.A.) É O MELHOR EM TUDO
O que brasileiro tem que compreender é que cada país é um país. São culturas diferentes, são histórias diferentes, são povos diferentes. Adotar o que há de positivo lá fora e implantar aqui é ótimo. Ruim é você ver o que há de positivo lá fora para ficar desdenhando o que há de bom no Brasil. Particularmente, não trocaria a culinária típica das diversas regiões do Brasil por qualquer outra alimentação importada e adotada por brasileiros sem pátria e sem raízes.

9. BRASILEIRO É O CÂNCER DA INTERNET
O autor do livro “Preconceito Linguístico”, Marcos Bagno, afirma que a explicação para esses acontecimentos é mais simples do que parece: 9.1 - O completo desinteresse do povo por sua Língua devido à dificuldade que a mesma apresenta; 9.2 - A ausência do hábito da leitura.
Por esse e outros motivos, no Brasil, a Língua virou arma de manipulação e fator gerador de preconceito.

10. BRASILEIRO ADORA DAR RECONHECIMENTO PARA QUEM NÃO MERECE
No Brasil, quanto mais você faz pela sociedade, menos reconhecimento você tem dela. Em contrapartida, quanto menos você faz, maior notoriedade tem o seu trabalho. Assim temos cientistas, pesquisadores, juízes, médicos, engenheiros, bombeiros, policiais, professores, entre outros, que dedicam a sua vida em prol de todos e têm reconhecimento zero pela sociedade. Muitos deles sequer recebem um salário justo. Já quem não faz nada pela sociedade, como atletas – principalmente jogadores de futebol, artistas, atores, músicos, mulheres de bundas grandes ou perfeitas, entre outros que exercem uma “profissão” que não presta qualquer serviço para o bem comum, somente beneficiando aos próprios, além de receber salários altíssimos, são ovacionados pelo público. Esse culto às celebridades e o total descaso com quem realmente faz acaba gerando a insatisfação da maior parte das pessoas cultas, seja aqui ou em qualquer parte do mundo. Como as pessoas com considerável grau intelectual são minorias, tal comportamento se espalha feito vírus, recebendo o apoio das mídias. Cabe aos brasileiros que têm consciência desse tumor, espalhar nossa ideologia e derrubar essa idolatria e admiração aos falsos ídolos, originada da ignorância humana.
Espera-se que “Os Jogos Olímpicos” ou “As Olimpíadas 2016 Rio de Janeiro”, com início em 5 de Agosto de 2016 e término no dia 21 de Agosto de 2016, não repita o vexame da Copa do Mundo de 2014, que se encerrou de forma melancólica na cidade do Rio de Janeiro.
A recriação da CPMF não seria a solução viável para a crise criada por esse governo corrupto e perdulário.

Colaboração: Jonas Manoel Machado – Advogado – OAB/SC 5256 – E-mail: drjonas5256@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.