São José, Santa Catarina, Brasil
17 de maio de 2024 | 08:02
Edição Dezembro | 2015
Ano XXI - N° 235
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas



Veja também:
Badesc Cidades
Prefeitura de São José repassa Auxílio Natalidade às famílias de baixa renda
Prefeitura abre licitação para obras no Balneário Guararema
Caminhada abre oficialmente o Natal de São José
São José realiza mais uma etapa de audiência pública para discutir o Plano Diretor Participativo

Cidade
 
Construção da sede do USJ começa a ser alinhavada
Clique na imagem para ampliar.
Um passo importante para a construção da futura sede do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) foi dado no último dia 15 de dezembro. O prefeito em exercício de São José, Orvino Coelho de Ávila, e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, assinaram o protocolo de intenções para viabilizar a construção da sede do USJ. De acordo com o documento, o Estado vai ceder o terreno que irá receber as novas instalações. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, e contou com a presença da superintendente da Fundesj, Ana Cristina Hoffmann, e da vereadora Méri Hang.
Essa é uma reivindicação antiga da população, prometida há muito por várias administrações, mas que, efetivamente, nunca saiu do papel. Aliás, a sede do USJ era para ser onde hoje a Prefeitura está instalada.
Um terreno no bairro Bela Vista, com aproximadamente 5,2 mil metros quadrados, será repassado ao Município para a construção da sede ao lado do Colégio Estadual Bela Vista. A nova sede vai abrigar cerca de 1,1 mil acadêmicos dos cinco cursos de graduação e dois cursos de pós-graduação da Instituição.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, uma das metas do Estado é a ampliação do acesso e da taxa de matrículas do ensino superior. “Todas as ações que existirem da União e do próprio Estado com os municípios que possam ampliar a oferta, tanto da educação básica, quanto do ensino superior, sempre terão o apoio da Secretaria de Educação”, garante Deschamps que afirmou ainda que com o repasse do terreno se equaciona uma situação importante para o município de São José.
Para o prefeito em exercício de São José, Orvino Coelho de Ávila, é uma honra ter ajudado a aprovar a criação do USJ como vereador, e agora, poder assinar o documento que vai dar condições ao Município de ter uma sede própria da instituição de ensino. “A construção da sede é um compromisso da prefeita Adeliana Dal Pont e, com essa assinatura, estamos iniciando a concretização do compromisso do Poder Executivo e do sonho da comunidade acadêmica do USJ”, salienta Orvino.
Para fazer o desmembramento do terreno em favor do Município é necessária a autorização do Poder Legislativo. Porém, com o encerramento do ano legislativo, não será mais possível enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Em 2016 é proibido tramitar matéria dessa natureza por ser ano eleitoral, portanto, a medida administrativa possível foi a assinatura do protocolo de intenções. O documento dá poderes ao Município para iniciar a estruturação do projeto da sede e a Secretaria de Estado da Educação se compromete, no início de 2017, a encaminhar à Alesc para formalização e aprovação.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.