São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 11:24
Edição Outubro | 2013
Ano XIX - N° 209
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Trabalho & Previdência Oscar Andrades

Colunistas
 
Jê Fortuna
Clique na imagem para ampliar.
Parabéns Professor!

Dia 15 de outubro é Dia do Professor. Profissão que é a mestra de todas as mestras, pois através dela é que se aprende tudo.
Escrevendo hoje para homenagear o Dia do Professor recordo com muito carinho meus primeiros anos escolares. A magia da alfabetização, as primeiras palavras, os primeiros problemas de matemática para resolver, os primeiros conhecimentos de história... que me encantavam. Tudo era novidade.
Quando li meu primeiro livro quase morri de alegria. Agradeço minha professora que com paciência me ensinou a descobrir o mundo mágico das letras. O primeiro ditado que silenciou a sala de aula foi inesquecível.
Alfabetizar é o começo de tudo e, muitas vezes, nasce na alfabetização a paixão pelos livros.
Participei de um curso de contadores de história e conheci naquele período um professor que até hoje recordo a paixão que ele despertava nas crianças que ele ensinava. Sua disciplina era filosofia e todos os alunos eram apaixonados pela forma como ele transmitia seus conhecimentos. Um aluno dele disse-me que esperava ansioso o dia de aula que era dada pelo professor e quando perguntei ao mestre o que ele fazia para encantar tantas crianças ele respondeu-me que amava muito sua profissão e que encantar os alunos fazia parte de sua vida.
Assisti a um programa na TV que mostrou um maestro ensinando crianças surdas a tocar instrumentos musicais e vi no rosto delas gratidão e alegria pela nova descoberta, parabéns para aquele professor tão especial que levou tanta felicidade para aqueles alunos.
Ensinar é uma grande arte e quem o faz por amor ou paixão é merecedor de homenagem.
Quem não recorda algum professor que fez diferença em algum momento da vida? Alguns mestres são como grandes amigos, participam de nossa vida nos transmitindo o que possuem de melhor.
Agradeço aos meus mestres o que aprendi, os conselhos, os livros, a amizade. Quando encontro alguém que não teve oportunidade de ser alfabetizado, sofro por ele profundamente. Nenhuma pessoa deveria ficar sem alfabetização, é lamentável que isso ainda ocorra.
Hoje, escrevendo para o Jornal, minha mensagem é de gratidão a todos os que me ensinaram e contribuíram para meu conhecimento profissional e pessoal.
Obrigada Mestres!
Jê Fortuna – Escritora e Fisioterapeuta (www.jefortuna.webnode.com)

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.