São José, Santa Catarina, Brasil
28 de abril de 2024 | 03:03
Edição Outubro | 2013
Ano XIX - N° 209
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Social
Colunistas
Política




Política
 
NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO
Saúde
Em sessão ordinária que ocorreu no último dia 14 de outubro, os vereadores aprovaram um projeto de lei do vereador Sanderson de Jesus (PMDB), que prevê a divulgação da lista de remédios disponíveis para entrega imediata no site da Prefeitura, e também, em painéis fixados nos postos de saúde da cidade. “Essa nova regra vai proporcionar maior comodidade e economia para aqueles que necessitam de medicamentos gratuitos. Com a lista disponível na internet, eles podem fazer uma consulta e só vão se deslocar até a unidade com a certeza de que o remédio estará disponível”, afirmou.

Elevadores adaptados
Outro projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal foi aprovado em sessão realizada no dia 14 de outubro. Este trata da instalação de elevadores adaptados para pessoas com deficiência sensorial em prédios públicos da cidade. As adaptações mínimas para o cumprimento do projeto de lei são a instalação de linguagem em braile no painel de controle e caixa de som que reproduza voz automática dentro do elevador, para informar em qual andar o equipamento se encontra parado e o andar selecionado pelo passageiro. “Quanto mais uma pessoa com deficiência estiver num ambiente que não lhe restrinja a mobilidade, a sociedade será menos excludente e mais inclusiva”, explicou Sanderson de Jesus.

Dia do Celíaco
Em sessão ordinária realizada no dia 09 de outubro foi aprovado o projeto de lei de autoria da vereadora Sandra Martins (PSDB) que cria o Dia do Municipal do Celíaco. A data escolhida foi o dia 27 de setembro. A doença celíaca se caracteriza pela intolerância ao glúten, principal proteína encontrada no trigo, na aveia, na cevada e no centeio. “Elaboramos esse projeto não apenas para criar mais uma data no nosso calendário municipal, mas por considerarmos de suma importância a discussão de trabalhos referentes ao esclarecimento desse problema, que muitas pessoas são portadoras, mas desconhecem”, afirmou a vereadora. De acordo com a Associação de Celíacos do Brasil, Santa Catarina é o segundo estado com o maior número de portadores da doença, perdendo somente para São Paulo.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.