São José, Santa Catarina, Brasil
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Edição Junho | 2013
Ano XIX - N° 205
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Procon de São José faz palestra sobre Código de Defesa do Consumidor
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O Código de Defesa do Consumidor foi criado há 23 anos, mas ainda gera muitas dúvidas. Para esclarecer os direitos e deveres das empresas e dos consumidores, a direção do Supermercado Giassi convidou o diretor do Procon de São José, Humberto Souza, para um bate-papo com os funcionários.
Em cerca de duas horas de conversa, Souza esclareceu uma série de perguntas e dúvidas dos trabalhadores. Foram convidados os fiscais de caixa, gerentes e chefes de setor, ou seja, os profissionais que atuam mais diretamente com o cliente. Segundo Souza, as principais dúvidas foram com relação à troca de produto e prazo de garantia.
O diretor do Procon esclareceu que, no caso do consumidor comprar o refil de um produto, por exemplo, e ao chegar em casa descobrir que escolheu uma marca não compatível com o que tem em casa, o estabelecimento não é obrigado a fazer a troca. Já nos casos de troca de eletrodomésticos e problemas com cartões conveniados ao estabelecimento, o supermercado é corresponsável junto com a empresa.

Esclarecimento – Segundo Souza, o esclarecimento é importante, principalmente para estabelecimentos como supermercados, que reúnem mercadorias como alimentos, vestuário e eletrodomésticos, que apresentam regras distintas. “Essa parceria com as empresas também é importante para que o Procon atinja seu objetivo principal, que é a defesa e a busca de solução para os consumidores”, destaca o diretor.
O trabalho de orientação e realização de palestras em empresas é um dos braços de atuação do Procon de São José. As empresas interessadas podem entrar em contato diretamente com o órgão pelo telefone: 3259-6910.

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