São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 20:11
Edição Março | 2013
Ano XVIV - N° 202
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Prefeitura quer ampliação da ponte da SC 407
Eleitores faltosos
Matson Cé assume PMDB de São José provisoriamente
Inscrições abertas para “Sopa de Siri”
Alteração no cadastro do Projeto Cidade Digital
Empresa responsável pelo fornecimento do leite que venceu em depósito da Prefeitura deve realizar a troca dos produtos ou indenizar o Município
Cestas básicas
Recursos
Beco da Carioca
Prefeita participa de encontro com classe empresarial e apresenta metas

Cidade
 
Comunidades dos loteamentos Morar Bem e José Nitro são ouvidas no primeiro encontro do Projeto Fala São José
Clique na imagem para ampliar.
No último dia 05 de março, moradores dos loteamentos Morar Bem e José Nitro reuniram-se com a prefeita Adeliana Dal Pont e com os seus secretários para pedir soluções para os problemas que fazem parte do dia a dia das comunidades. Nem mesmo o mau tempo impediu que os moradores comparecessem em grande número, lotando o espaço acanhado do Centro Comunitário Morar Bem, no bairro Serraria.
O encontro foi o primeiro do projeto Fala São José, cujo objetivo é exatamente aproximar o Poder Público dos munícipes. Semanalmente, todas as terças-feiras, a prefeita e seus secretários devem visitar cada comunidade, a fim de saber quais são os problemas da região e do que cada morador precisa. Primeiro é feito um cadastro de cada morador, que irá falar sobre a sua reivindicação e a qual área ela pertence. Depois, o morador é chamado a comparecer à mesa do secretário correspondente a área da sua reivindicação.
No encontro com os moradores das comunidades do Morar Bem e José Nitro, por exemplo, a dona de casa Suelen dos Santos Boaventura, de 26 anos, veio na tentativa de resolver um problema relacionado à área da habitação.
- Eu vim reivindicar a regularização do terreno onde eu moro, porque a gente fica com medo de uma hora pra outra ser despejada. Vai fazer dez anos que eu moro ali e em tempos de eleição sempre aparece alguém prometendo que vai regularizar, que vai dar a escritura, mas nada acontece. E hoje eu vim à procura da resposta – disse.
A professora Maria Helena Machado (42) reivindicou a construção de uma nova creche ou uma reforma na creche já existente no loteamento Boa Vista, que fica no alto da Avenida das Torres, próximo ao José Nitro.
- Temos uma creche no Boa Vista, mas ela é muito pequena, porque já foi construída há uns dez ou doze anos. A comunidade cresceu, a demanda é grande e há muitas crianças fora. Por isso, estou aqui representando a nossa comunidade e reivindicando a construção de uma nova creche ou uma reforma na que já existe – explicou.
Já a moradora do Morar Bem, Maria Helena da Silva Silveira (58), que está desempregada, veio solicitar uma cirurgia de redução de mama e óculos.
- Desde maio do ano passado eu preciso fazer uma cirurgia de redução de mama. No ano passado eu fui até a secretaria de Saúde, mas não foi resolvido. Agora com essa nova gestão, eu vim aqui pedir novamente e estou bastante confiante de que vou conseguir. Estou com um problema grave de coluna, então, não é uma questão de estética. E também preciso de óculos, porque eu tenho problema de catarata e agora perdi 70% da visão da vista boa. Desde o ano passado estou tentando conseguir esses óculos. Como eu tenho 58 anos ainda não sou idosa, então não tenho o direito de ganhar esses óculos que custam R$ 1.800,00, e eu não tenho condições de comprar. Então eu vim aqui reivindicar isso também – afirmou.
O presidente da Associação de Moradores do Morar Bem, Luiz dos Santos, falou em nome da comunidade o que esta reunião representou para as pessoas que vivem na região.
- Esta reunião foi muito importante pra nossa comunidade, porque é uma comunidade bastante carente e precisa da assistência do nosso município. Nós estamos contentes porque a resposta foi rápida - disse.
Na ocasião também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras no Centro de Educação Infantil São José 1, que atenderá crianças a partir de quatro meses de idade. O custo das obras de reforma e ampliação será de aproximadamente R$ 147 mil. A previsão de entrega das obras é de cinquenta dias.
Também estiveram presentes no encontro os vereadores Orvino Coelho de Ávila (PSD), Sandra Martins (PSDB), Tetê (PDT), e Chico Silvy (PT).
A reunião do projeto fala São José que aconteceria no dia 12 de março com moradores de Kobrasol e Campinas foi adiada devido à realização de uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal. Até o fechamento desta edição ainda não havia sido definida a data em que a reunião vai acontecer. No dia 26 de março será a vez da comunidade do Jardim Zanelato e, no dia 19, data de aniversário da cidade, também não haverá encontro.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.