São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 06:54
Edição Fevereiro | 2013
Ano XIX - N° 201
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Força Nacional de Segurança está em Santa Catarina
Operações na luta contra facções criminosas no Estado

Especial
 
“Optei por fazer o pagamento de convênios atrasados ao invés de disponibilizar esses recursos para o Carnaval”
Clique na imagem para ampliar.
Presente na primeira sessão ordinária de 2013 da Câmara Municipal de São José, a prefeita Adeliana Dal Pont, na ocasião, concedeu entrevista exclusiva ao “Oi São José”, na qual falou sobre a não realização do Carnaval e outras questões de interesse da cidade. Confira:

Oi São José – Assim como a imprensa, toda a sociedade josefense já foi informada, através de um comunicado, da não realização do carnaval na cidade. Mas o povo gostaria de ouvir, também das suas próprias palavras, a razão pelo qual esta decisão foi tomada.
Adeliana Dal Pont – Por duas questões fortes. Uma é administrativa, que não havia tempo hábil para fazer todas as licitações que envolvem um Carnaval de rua, como som, arquibancada e todas essas questões. E a outra, mais séria ainda, é a falta de recursos financeiros. Porque como ficaram muitos convênios atrasados do ano passado, por exemplo, de atendimento à criança, de atendimento à Apae e de outros órgãos e instituições como a Orionópolis, eu optei por fazer o pagamento ao invés de disponibilizar esses recursos pro Carnaval. Então eu fiz o pagamento dessas instituições e de creches que também atenderam às nossas crianças e eram de instituições filantrópicas. Eu fiz essa opção. Isso deu mais de oitocentos mil reais, fora as outras dívidas que a Prefeitura tem. Eu também gosto de Carnaval, mas espero que a comunidade entenda que esse ano não foi possível dar recursos públicos para essa festa, mas nós vamos nos organizar para no que vem fazer um Carnaval bem bacana na cidade de São José.

Oi SJ – E quanto ao que foi debatido no Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no final do mês de janeiro, em Brasília?
Adeliana – Foram quatro dias de muito trabalho, porque lá estavam os ministros e a presidenta Dilma, que fez um discurso de inauguração sobre o que ela pensa para o governo dela e também sobre a vontade do Governo Federal de apoiar os municípios. Depois teve o atendimento em cada ministério, que montou um estande no próprio evento. Eu aproveitei pra ver a situação do Município de São José em cada uma dessas áreas e, infelizmente, ele está devendo prestações de contas, está devendo informações e, mais do que isso, em muitas coisas nem se habilitou para ter recursos do Governo Federal. Então agora a administração municipal vai se dedicar para ter todo esse imbróglio resolvido no menor tempo possível, pra que a cidade não perca.

Oi SJ – E como é lidar com a pressão de pegar uma cidade como São José num momento tão difícil?
Adeliana – Eu amo a cidade de São José e quanto à pressão, ela é muito natural. Eu me preparei para ser prefeita, só peço que a população tenha um pouco de paciência porque nós vamos dar a volta por cima.

Oi SJ – E quanto à herança negativa deixada pela administração anterior?
Adeliana – É por isso que eu peço paciência para a comunidade. Porque infelizmente são muitas dívidas em razão da falta de gestão, mas disso eu não vou reclamar, eu queria ser a prefeita, vou virar a página e vou trabalhar muito para que o povo de São José se orgulhe de nossa administração. Mas é preciso ter paciência porque a gente não consegue fazer tudo num só mês e nós estamos no governo há somente um mês. Mas nós vamos nos esforçar pra fazer tudo aquilo que nós nos comprometemos durante a campanha, que é cuidar da cidade, que é fazer com que a Saúde, a Educação e a Segurança sejam melhores no município. Nas ruas, nós encontramos outras dificuldades como buracos, mato crescido, mas nós estamos tentando correr atrás desse prejuízo pra deixar a cidade mais bonita também.

Oi SJ – Das dificuldades que a administração anterior deixou pra senhora, quais foram as que mais lhe impressionaram?
Adeliana – O que mais me impressionou foi a falta de gestão e essa irresponsabilidade para com os programas oferecidos pelo Governo Federal. Isso me deixou bem preocupada, porque afinal de contas são recursos federais, dos quais deveriam ter sido prestadas contas e não foram. E nisso quem perde é o município. Eu também fiquei bastante assustada com a parte administrativa. Os contratos estavam vencendo e não foi feito previsão pra frente. Só quem perde é o povo de São José. Também deixaram acabar o medicamento e não fizeram licitação nova, então tudo isso nos deixou muito preocupados, mas nós vamos nos empenhar pra tirar essa diferença pra que a cidade fique cada vez melhor.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.