São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 11:28
Edição Março | 2012
Ano XVIII - N° 190
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Governo do Estado investe R$ 461 milhões na Grande Florianópolis
Guga conquista honraria máxima no mundo do Tênis
Josefense assume Secretaria de Estado
São José celebra 262 anos
Enquete
Cidadãos Honorários
Artigo O futuro de São José

Especial
 
Câmara homenageia mulheres no Dia Internacional da Mulher
Clique na imagem para ampliar.
A Câmara Municipal de São José realizou, na noite de 08 de março, uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Doze mulheres josefenses foram homenageadas com a medalha Albertina Krummel Maciel, por se destacarem em funções sociais no município. O vereador e presidente da sessão, Lédio Coelho, relembrou que mesmo com tantas conquistas, o preconceito ainda existe e, segundo ele, isso se reflete em várias situações como na diferença salarial, por exemplo: “Em algumas atividades profissionais a mulher ainda recebe 30% a menos que o homem”, destacou.
De frente para a mesa dos vereadores, estavam sentadas e perfiladas, as doze homenageadas da noite. Entre elas, percebe-se uma senhora sorridente e de baixa estatura. Noêmia Capistrano de Brito tem quase oitenta e seis anos, fez teatro, trabalhou como doméstica, cursou magistério e possui três tataranetos. Fundou grupos de idosos e teve, ao longo de sua vida, vinte e duas gestações, passando mais de vinte anos de sua vida grávida. Orgulhosa, ela fala, ainda que com poucas palavras, sobre o sentimento de estar representando, na cerimônia, todas as mulheres josefenses: “Me sinto muito feliz. Não por mim, mas por todas as outras mulheres de São José”.
O vereador Antonio Battisti também falou sobre as diversas formas de discriminação e aproveitou para mencionar a origem do Dia Internacional da Mulher, explicando por que ele é celebrado no dia 08 de março. “A celebração do Dia Internacional da Mulher no dia 08 de março tem origem num fato muito triste, num massacre que aconteceu nos Estados Unidos, quando mais de uma centena de mulheres foram queimadas dentro de uma fábrica”. Battisti se refere ao fato que ocorreu em 1857, em Nova Iorque, quando um movimento de mulheres que trabalhavam numa fábrica de tecidos e que exigiam, entre outros direitos, a igualdade de salários em relação aos dos homens, melhores condições de trabalho e redução na jornada diária, foi reprimido com violência. Mais de 130 trabalhadoras foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.