São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 08:47
Edição Março | 2012
Ano XVIII - N° 190
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Governo do Estado investe R$ 461 milhões na Grande Florianópolis
Câmara homenageia mulheres no Dia Internacional da Mulher
Josefense assume Secretaria de Estado
São José celebra 262 anos
Enquete
Cidadãos Honorários
Artigo O futuro de São José

Especial
 
Guga conquista honraria máxima no mundo do Tênis
Clique na imagem para ampliar.
A solenidade de anúncio oficial que confirmou a entrada de Gustavo Kuerten para o Hall da Fama emocionou Guga. Ele foi homenageado no último dia 08 de março, em São Paulo, e assistiu um vídeo que relembrou os principais momentos dos seus treze anos como tenista profissional ao lado grandes nomes do tênis mundial. As lembranças da trajetória do tenista brasileiro que manteve a liderança do ranking mundial da ATP por 43 semanas foram acompanhadas pelos convidados da cerimônia, que foi transmitida por audioconferência para a imprensa internacional.
"Imediatamente vem tudo a tona, todas as lembranças iniciais, o resgate de toda a minha carreira e a imagem do meu pai (Aldo Kuerten), que me ensinou a brincar de tênis quando eu tinha seis anos. É por isso que eu dedico essa nomeação a ele", declarou Guga.
O tricampeão de Roland Garros foi selecionado na categoria Jogador Recente, sendo que os critérios para eleição envolvem dois fatores: alta performance internacional nos últimos 20 anos e não figurar no ranking da ATP pelo período de cinco anos, "considerando a integridade espírito esportivo e caráter do eleito". O processo de eleição conta com a participação de um júri formado por representantes da mídia do tênis internacional. Para a nomeação os indicados precisam receber 75% de votos favoráveis.
Com a honraria, Gustavo Kuerten passa a ser o primeiro tenista brasileiro masculino a entrar para o Hall da Fama. Antes de Guga, representando o tênis feminino, apenas Maria Esther Bueno já havia conquistado essa honra para o País, em 1978.
Aproveitando a coincidência da data que comemora o "Dia da Mulher", Guga fez questão de reafirmar a importância da mãe, D. Alice Kuerten, como sua principal incentivadora. "A força feminina é admirável. Considero minha mãe uma heroína que conseguiu superar dezenas de desafios", disse. Ao recordar os principais momentos de sua carreira Guga fez uma análise sobre seu papel no tênis brasileiro. "Eu acho que aproveitei muito bem as oportunidades, fui aprendendo a abrir dentro do tênis várias conquistas, como essa que é a maior recompensa que um tenista pode receber, é única. Eu acho que consegui conectar o povo com o tênis e talvez esse tenha sido meu maior êxito. Com isso o tênis se tornou acessível, gostoso, uma contribuição que me dá uma satisfação especial", declarou.
A solenidade oficial de nomeação dos novos integrantes do Hall da Fama será realizada no dia 14 de julho, na sede do International Tennis Hall of Fame and Museum, em Newport (Rhode Island - EUA), com a presença já confirmada do primeiro tenista brasileiro a ser eternizado pela Entidade que já homenageou representantes do tênis de 19 países.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.