São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 03:32
Edição Setembro | 2009
Ano XV - N° 160
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor



Veja também:
Santa Catarina ganha segunda Universidade Federal
Exames Supletivos do Ensino Fundamental e Médio abrem inscrições
Escolas particulares inscrevem para Bolsa de estudos
Acadêmicas representarão São José no Rio Grande do Sul
Comissão apresenta relatório educacional do município
Eventos marcam combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil

Educação & Cultura
 
Teatro Adolpho Mello completa 155 anos recebendo o carinho da comunidade
Clique na imagem para ampliar.
A casa de teatro mais antiga de Santa Catarina fez aniversário neste mês de setembro. O Teatro Adolpho Mello, no Centro Histórico de São José, completou 155 anos no dia 17, com direito à comemoração especial. Há muitos motivos para celebrar: o antigo Teatro Municipal é o terceiro mais antigo do Brasil e já passou por maus bocados – teve de ser fechado diversas vezes por precisar de reformas e chegou a ser posto à venda, há cerca de 40 anos, mas hoje está sendo bem cuidado e é um espaço vivo, bastante usado pela comunidade.
O prédio, com espaço para 147 pessoas, começou a ser construído em 1854 e foi inaugurado em 1856 por um grupo de teatro local, que costumava ensaiar no salão paroquial da Igreja. Em 1979 o edifício foi posto sob a responsabilidade do Governo do Estado e sofreu um grande restauro, passando a ser utilizado como sala de cinema, sob o nome “Adolpho Mello” – uma homenagem ao violinista, compositor e jornalista natural de São José. Em 1989 o Teatro voltou a ser administrado pelo Município e recuperou sua função original.
Além de ser uma casa de espetáculos que recebe apresentações de música, teatro e dança, desde 1989 o Adolpho Mello oferece oficinas, que atendem, hoje, cerca de 300 pessoas, desde crianças até idosos. “Nosso curso de teatro é anual e trabalhamos improvisação, jogos teatrais, montagens de textos... Sempre fazemos apresentações no final do ano”, informa o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Charles Colzani.
Por ser um prédio muito antigo, o teatro precisa de operações constantes de manutenção. “Tem um problema seriíssimo de infiltração, porque a construção dele não foi feita com cimento; foi feita com óleo de baleia, casca de berbigão... E ainda tem os pombos da praça, que tiram as telhas do lugar. Então o prédio precisa de cuidados muito especiais, manutenção diária – tem que abrir as janelas todos os dias, fazer limpeza”, conta Colzani, que revela também a necessidade de reformas constantes. O Município aguarda a liberação de verba federal para um novo restauro do Teatro.
Mas tanto trabalho vale a pena, acreditam os alunos e funcionários da Fundação de Cultura que freqüentam o Teatro. Professora de artes cênicas das oficinas, Mariângela Leite acredita na importância dos projetos desenvolvidos no Adolpho Mello: “Estamos plantando sementes culturais nas pessoas que passam por nossas oficinas.”
Com o carinho da comunidade, dos alunos e funcionários da Casa, a festa de aniversário teve música ao vivo, bolo e apresentação musical e de teatro do Grupo da Terceira Idade, com participação especial das alunas Doralice de Souza Silva, Maria Ana Raimundo Regina e Ilza Lorente González. Antes de cantar “Parabéns”, os convidados envolveram o teatro em um abraço coletivo.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.