São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 19:01
Edição Junho | 2009
Ano XV - N° 157
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Incubadora atenderá 10 empresas durante dois anos
Edson Vicente quer atuar na área social
Amauri preside PTB municipal
Asfalto entre São Pedro de Alcântara e São José é inaugurado
Obras da Ponte Hercílio Luz são vistoriadas
Doutores da Construção capacita profissionais
Governo federal lança programa para beneficiar autônomos
Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado com ações

Geral
 
FCEE: há 41 anos atendendo pessoas com deficiência
No ano passado, aproximadamente dois mil atendimentos foram realizados.

Clique na imagem para ampliar.
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) comemorou 41 anos de existência com o registro de 18 mil atendimentos aos portadores das mais diversas deficiências mentais, visuais, auditivas e físicas.
Em 2008, cerca de duas mil pessoas foram beneficiadas com os atendimentos diretos e indiretos da Fundação, que foram realizados através de parcerias ou convênios com as Gerências Estaduais de Educação (GEREDs), Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDEs), entidades congêneres, como APAEs e associações estaduais.
Assessorias a municípios e escolas sobre a Política de Educação Especial, medidas de inclusão e acessibilidade e capacitação de profissionais da Educação foram prestadas durante estes anos de existência.
A FCEE é um órgão do governo estadual e consiste em fomentar, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico referente à Educação Especial, coordenando a definição e implantação de políticas dessa área em Santa Catarina. Ela define os rumos da área no Estado.

Conheça a FCEE
Na instituição há nove centros de atendimentos específicos:
CAP – o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual tem o objetivo de garantir às pessoas deficientes visuais o acesso ao conteúdo programático desenvolvido na escola de ensino regular, bem como o acesso à literatura, além de reabilitar as pessoas com baixa visão e usuários de prótese ocular.
CAS – o Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez tem a proposta de criar condições adequadas para o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando, assegurando o princípio da igualdade de oportunidades.
CEDUF – Centro de Educação Física tem o intuito de desenvolver a prática desportiva formal ou informal, seja ela escolar, de participação, de competição, ou ainda, como forma de lazer e de promoção de qualidade de vida.
CENAE – o Centro de Avaliação e Encaminhamento constitui-se em um espaço de estudos, discussões e pesquisas na área da avaliação diagnóstica, produzindo e difundindo o conhecimento científico.
CENAP – Centro de Ensino e Aprendizagem busca dar significado ao atendimento pedagógico, aos encaminhamentos e acompanhamentos de propostas para os Centros de Atendimento Educacional Especializados (CAESPs), conveniados à FCEE e ao Ensino Regular.
CENER – o Centro de Educação e Reabilitação é responsável pelo processo de reabilitação dos educandos matriculados na rede regular de ensino ou em Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial. Envolve os serviços de estimulação essencial, equoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, reabilitação aquática, terapia ocupacional, equipamentos e acessórios adaptados.
CENET – Centro de Educação e Trabalho tem como meta desenvolver metodologias quanto à educação profissional, implementando políticas públicas de inclusão à pessoa com deficiência.
CEVI – Centro de Educação e Vivência atende adolescentes e adultos em processo de envelhecimento com deficiência mental, com a finalidade de proporcionar vivências que os conduzam a uma melhoria na qualidade de vida, através de apoios multidisciplinares.
NAAH/S – SC – o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Estado de Santa Catarina dirige as ações aos alunos matriculados na rede regular de ensino que tenham indicativo de altas habilidades.

Criação
A Fundação Catarinense de Educação Especial foi criada em 6 de maio de 1968, através da Lei nº. 4.156, é regulamentada pelo Decreto nº. 7.443, de 2 de dezembro do mesmo ano. A Instituição está localizada na rua Paulino Pedro Hermes, 2785, bairro Nossa Senhora do Rosário, em São José, onde ocupa uma área de mais de 52 mil metros quadrados.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.