São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 10:18
Edição Junho | 2009
Ano XV - N° 157
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Obras do PAC iniciam
Mais de 100 empresas são esperadas na Expoinco
Tito Schmitt assume presidência da Aemflo/CDL-SJ
Festival de Inverno será no mês de agosto
Encontro reúne 18 presidentes de Câmaras

Especial
 
Colônia de Pescadores Z-28 recebe computadores do Ministro da Pesca
Clique na imagem para ampliar.
Os cinco computadores entregues à Colônia de Pescadores Z-28, na Serraria, São José, garantirão o acesso de pescadores e familiares à Internet. O ministro de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, entregou as unidades.
Para o presidente da Colônia, Carlos Roberto Mariano, 57 anos, este é mais um sonho que foi realizado para presentear os 80 pescadores filiados e seus dependentes que, agora, podem utilizar a informática para obter informações sobre o clima e as marés.
De acordo com o ministro, houve uma demanda das comunidades pesqueiras para a informatização das colônias e a criação de centros de Informática. “Adquirimos 180 computadores que estão sendo distribuídos por todas as colônias do litoral catarinense. Estas máquinas fazem parte da emenda da bancada catarinense de R$ 2 milhões, onde também adquirimos 11 fábricas de gelo, caminhões para transporte do pescado, retro-escavadeira para construção de tanques e para o desenvolvimento da piscicultura”, descreve.
Para o ministro Gregolin, foi um investimento bastante grande e as comunidades poderão complementar sua renda. “Nós temos o objetivo de melhorar a renda e a vida dos pescadores e desenvolver a economia local”, observa. Segundo dados do ministro, Santa Catarina é o maior produtor de pescado do Brasil, com 165 mil toneladas, tem mais de 30 mil pescadores artesanais, é o maior pólo pesqueiro e maior produtor na maricultura. “É um Estado em que a pesca tem um papel muito grande na economia e geração de trabalho e renda, por isso, investimos para ampliar o papel que a área tem”, relata Altemir.

Mudança
O ministro de Aquicultura e Pesca informa que através da construção do Centro de Informática os pescadores terão acesso a cursos e à Internet, sendo possível obter informações sobre preço de pescado, apetrechos de pesca e modernizar a colônia instalando programas da Secretaria e de todos os órgãos do governo.
“O número de computadores por colônia foi discutido entre a federação e acredito que, inicialmente, é suficiente. Se houver necessidade de ampliação vamos discutir, sem problemas”, diz.
No ato, além de São José, os municípios de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Governador Celso Ramos e Tijucas também receberam computadores.
O projeto é coordenado pelo governo federal, por intermédio da Secretaria de Aquicultura e Pesca, com apoio da Prefeitura de São José, da Fundação Municipal do Meio Ambiente e do governo do Estado de Santa Catarina.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.