São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 08:02
Edição Maio | 2009
Ano XV - N° 156
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Economia



Veja também:
Ideli assume liderança do governo no Congresso Nacional
Pacientes do Instituto de Reabilitação Cardiovascular fazem manifestação
Senadora Ideli é a nova Líder do Governo no Congresso Nacional
Vi...Ouvi...Escrevi
Ecatur 2009 discutirá turismo de qualidade
ShowBol reúne astros do futebol
Josefense é vencedora do Gata Band
CBF recebe filiado da Liga Josefense
RM Soccer inicia aulas na próxima semana

Geral
 
Mais de mil inscritos participaram do WTTC
Empresários estrangeiros pretendem investir em Santa Catarina.

Clique na imagem para ampliar.
O nono Congresso Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis, entre os dias 15 e 17 de maio, recebeu 1,3 mil inscritos de 59 países. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no primeiro dia do evento.
Nos três dias de Congresso a principal discussão entre empresários e governo foram os nortes da indústria e do turismo no mundo. Pesquisas e estudos foram apresentados e os participantes fizeram avaliações sobre o setor.
O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, destacou que o Congresso foi uma janela para o mundo. “Este foi um dos encontros mais importantes na história do WTTC. O mundo está mudando drasticamente e os empresários devem estar abertos para absorver tais mudanças”, declara.
De acordo com Baumgarten, há anos os integrantes do WTTC tentam convencer os governantes da importância do turismo para a economia global, mas no Brasil não foi necessário tal esforço. “O Brasil sabe, exatamente, a importância do setor”, observa.

Ações
Em seu pronunciamento, o presidente Lula salientou as ações do governo federal para promover o turismo no Brasil. “Entendemos que o turismo é uma indústria do desenvolvimento cultural e econômico, além de gerador de empregos e distribuidor de renda”, enaltece.
O presidente relatou que estuda uma política para estimular a aviação regional, sendo um dos objetivos a criação de rotas para o interior do País. “Se as empresas grandes querem ganhar dinheiro fazendo voos de capital a capital, é um direito delas. Mas o Estado brasileiro precisa garantir que uma cidade média possa ter um pequeno voo para outra cidade média”, revela.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, explicou que as pessoas que vieram para cá, megaempresários, presidentes de grandes redes hoteleiras, de companhias de aviação internacional, de cartões de crédito, não conheciam o Estado e ficaram extasiados com a nossa natureza, potencial e nível de desenvolvimento.

Investimentos
Participantes receberam um portfólio de Santa Catarina que apresenta 37 projetos que estão sendo desenvolvidos. Entre os projetos mais comentados está o empreendimento bilionário de um grupo espanhol em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, em que serão construídos dois campos de golfe, uma marina, um porto turístico, hotéis, clubes, casas e que vai gerar mais de 10 mil empregos.
Outro projeto citado é o do empresário Eike Batista, que pretende construir um estaleiro em Biguaçu, inclusive a área já foi comprada. Outro estaleiro, em Itajaí, está em fase de negociação através de um grupo de chineses que estuda a possibilidade de construir navios para exploração e transporte de petróleo.
“Vamos avaliar todas as informações e, a partir daí, fazer um plano estratégico. Nós não podemos perder essa oportunidade, vamos trabalhar as informações que recebemos de forma planejada, seqüencial”, afirma o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Gilmar Knaesel.

PIB
Uma pesquisa realizada e divulgada no WTTC, informou que o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado catarinense no setor de viagem e turismo deve dobrar nos próximos 10 anos. Atualmente, o setor é responsável por 12,5% do PIB local, equivalente a US$ 6,4 bilhões, e deve crescer 4,5% ao ano.
O Congresso Mundial de Viagem e Turismo foi realizado, pela primeira vez, na América Latina. Os 100 maiores empresários da indústria do turismo mundial participaram do evento.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.