São José, Santa Catarina, Brasil
05 de maio de 2024 | 17:30
Edição Maio | 2009
Ano XV - N° 156
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Economia




Economia
 
Coluna de Economia
Simone Santos Guimarães
A coluna de Economia do “Oi São José” estréia com uma pequena mostra do muito que promete, a começar pelos números que muitos josefenses provavelmente desconhecem, leia o quadro informe econômico e se surpreenda:

Informe Econômico de São José (Fonte: IBGE/2004)
PIB R$ 1.657.540.000,00
PIB per capita R$ 8.603,00
São José está em quinto lugar no ranking da economia dos municípios do Estado de Santa Catarina. Segundo os dados do IBGE, a população de São José é de 196.887 habitantes, e destes, 122.870 são eleitores, o que o destaca como o quarto colégio eleitoral do Estado e um dos municípios que mais cresce em Santa Catarina.

A força dos setores na economia
A exposição “Os quatro poentes do barro” dos oleiros da Olaria Beira Mar de São José espera movimentar não só a vida cultural josefense, mas principalmente, este forte setor da economia do município. Ao expor e divulgar o seu trabalho, a olaria pretende incrementar suas vendas e, com isso, quem mais ganha é a nossa economia.

Empreendendo e crescendo
Uma outra promessa de incremento para a economia do município vem sendo desenvolvida através de investimentos no turismo. São José em breve sediará o primeiro Porto Turístico Internacional de Santa Catarina, é isso mesmo. O empreendimento, que deve inserir o litoral catarinense nas rotas náuticas internacionais, em especial, na América Latina, já tem equipes técnicas de suporte ao plano de trabalho montadas. A implantação do projeto é resultado de um convênio entre o Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de São José, Empresa Porto Turístico de Florianópolis Empreendimentos Ltda. e Associação Brasileira para o Desenvolvimento Local e Sustentável (Qualicity). Leia mais informações na entrevista com o empresário responsável pelo investimento na próxima edição do jornal “Oi São José”.

Dia das Mães incrementa economia de São José
Com certeza, os mais de 6.300 estabelecimentos comerciais e 4.800 empresas prestadoras de serviços de São José muito ganharam com a chegada do Dia das Mães. Desde as lojas do comércio local, passando pelos entregadores de flores, donos de restaurante e sem contar os empresários do setor industrial (que produzem os bens com os quais as mães são presenteadas), todos estão rindo (e não é à toa) com as receitas obtidas por essa data. Contrariando a expectativa dos dados apresentados pela pesquisa divulgada no dia 28 de abril pela empresa de pesquisa de mercado Serasa Experian, que mostrou que o empresariado estava dividido sobre as vendas no Dia das Mães. A divisão de otimistas, neutros e pessimistas é quase a mesma: entre os entrevistados, 32% esperavam baixas nas vendas, 34% aguardavam estabilidade e 34% diziam que o movimento subiria. Entre as regiões, o Norte era o mais otimista no que diz respeito ao faturamento no Dia das Mães de 2009: 39% dos empresários locais previam elevação, 35% estabilidade e 26% queda. Na sequência, estão as regiões Sudeste e Centro-Oeste – em ambas, 36% de seus varejistas acreditavam na alta. No Nordeste, o índice era de 35%. No Sul, a expectativa de elevação de faturamento foi de 28%. Mas o bom resultado não poderia ser diferente considerando que a data só perde em vendas para o Natal, afinal quem não quer presentear aquela que é fonte e exemplo de vida e amor, nesse caso, não tem crise que iniba o mercado, principalmente quando se usa a criatividade para presentear.

Economia e potencial turístico
Ainda aproveitando o Dia das Mães e aliando ao potencial turístico do município, outro dado que anima a economia josefense é o incremento na receita dos restaurantes do Balneário de Guararema. Situado no litoral de São José, o balneário apresenta uma maravilhosa vista para o mar e para a Ilha de Santa Catarina. Neste Balneário pode-se passar momentos agradáveis, usufruindo das choperias, bares e restaurantes com comidas típicas (frutos do mar). Almoçar lá foi um excelente e criativo presente de dia das mães, mas não só as mães ficaram felizes com o merecido presente, os donos dos restaurantes, que viram as mesas cheias e o caixa gordo, ficaram com um largo sorriso no rosto.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.