São José, Santa Catarina, Brasil
16 de maio de 2024 | 13:06
Edição Maio | 2009
Ano XV - N° 156
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Economia



Veja também:
Ideli assume liderança do governo no Congresso Nacional
Senadora Ideli é a nova Líder do Governo no Congresso Nacional
Vi...Ouvi...Escrevi
Ecatur 2009 discutirá turismo de qualidade
ShowBol reúne astros do futebol
Mais de mil inscritos participaram do WTTC
Josefense é vencedora do Gata Band
CBF recebe filiado da Liga Josefense
RM Soccer inicia aulas na próxima semana

Geral
 
Pacientes do Instituto de Reabilitação Cardiovascular fazem manifestação
Secretaria da Saúde informa que local voltou a funcionar normalmente.

Clique na imagem para ampliar.
A movimentação reuniu uma centena de pessoas que são pacientes do Instituto de Reabilitação Cardiovascular, do Hospital Regional de São José, contra a ininterrupção das atividades, na primeira semana de maio.
De acordo com o Instituto, foram suspensos por alguns dias os atendimentos de controle de anticoagulação, cardiopatia congênita em adultos e cirurgia cardíaca, serviços de arritmias, de reabilitação cardíaca, serviço de miocardiopatias e transplantes, parte do serviço de cateterismos cardíacos para diagnósticos e tratamento, serviço de medicina nuclear e serviço de ergometria.

Pacientes
O manifestante Joel Guimarães, 59 anos, operou o coração e é paciente do Instituto, afirma que a mobilização é para que os atendimentos não terminem. “Queremos que eles se sensibilizem e coloquem mais médicos aqui, porque assim não tem condições”, critica.
Maria Salete Estevão, 56 anos, participa do programa há cinco anos e diz que não pode ficar sem. “Estamos em manifestação para não acabar com o trabalho que é desenvolvido”, esclarece.
Já Odalilia Vicente, 57 anos, disse que o Instituto de Reabilitação é muito importante, pois diversos cardiopatas fazem as atividades. “Para nós é qualidade de vida. Se parar o atendimento acredito que muita gente vai vir à emergência do Hospital Regional. Além do atendimento, também desenvolvemos um circulo de amizades que para nós é fundamental”, reivindica.
“Se não fossem os médicos não sei o que seria de mim. Eu conto com a ajuda deles após ter um aneurisma e um enfarto. Para mim isso aqui é tudo”, diz a paciente Terezinha Maria Leite, de 51 anos.

Faltam médicos
De acordo com o responsável pelo Instituto de Cardiologia do Hospital Regional, o médico Artur Herd, o atendimento foi suspenso por falta de médicos. “Estamos com a necessidade da volta do médico e também com problemas em todo o ambulatório. Os médicos saíram dos setores ambulatoriais para cobrir a emergência. Isto não é uma greve, nem paralisação, os médicos estão apenas fazendo as horas contratuais”, explica.
“As principais reivindicações dos médicos são os problemas do plantão e horas extras. Para resolver é preciso contratar mais médicos porque o número é insuficiente. A Secretaria da Saúde diz que tem problemas de arrecadação, mas nós também temos nossas prioridades e atendimento aos pacientes cardíacos é prioritário”, observa Artur.

Secretaria da Saúde
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, o Instituto de Reabilitação Cardiovascular do Hospital Regional de São José está funcionando normalmente, inclusive os médicos que haviam sido afastados para atenderem emergências e UTIs voltaram aos seus antigos postos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.