São José, Santa Catarina, Brasil
18 de maio de 2024 | 18:06
Edição Maio | 2009
Ano XV - N° 156
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Economia



Veja também:
1º mobiliário adaptado em PVC é entregue pela FCEE
Surto de bactéria faz suspender cirurgias no Hospital Regional
Teste da Orelinha pode ser realizado no Cenae
Vacina contra gripe será aplicada até dia 29 de maio

Saúde
 
Vereadora sugere exames oftalmológicos e óculos para crianças
Uma medida que está em estudo é a implantação de exames oftalmológicos e aquisição de óculos de grau para crianças da Rede Municipal de Ensino de São José. A vereadora Meri Hang (PSDB) encaminhou o projeto, que está em discussão.
“O projeto está na Comissão de Justiça. Acreditamos que é legal porque em nível de Estado há uma lei praticamente nos mesmos parâmetros e foi sancionada pelo governo, por isso acreditamos que vamos ter respaldo da Constituição. Depois o projeto vai para Comissão de Educação e, em seguida, para o prefeito sancionar”, explica Meri.
A vereadora conta que com a aprovação da lei não será necessária a espera da ‘boa vontade’ de uma ótica ou caridade de um médico para fazerem exames e adquirirem os óculos. “No próximo mês o projeto deve estar com o prefeito”, espera Meri.
Meri, que já foi secretária de Educação de São José, enfatiza que o grande problema é que quase 30% das crianças que chegam à primeira série apresentam problemas de visão e como a Rede Municipal não tinha oftalmologista era necessário conseguir um mutirão no Hospital Regional. Ela conta que a orientadora da escola fazia uma triagem e detectava aquele aluno que tinha certa dificuldade, este era encaminhado para fazer a consulta com o oftalmologista, o médico então fazia o exame e o pedido para a aquisição dos óculos.
“Tínhamos aí outro problema: como comprar o óculos? A educação não pode ter despesa com saúde. A nossa preocupação é, de forma legal, que o prefeito possa contratar, como uma prestação de serviço, a consulta com o oftalmologista e comprar os óculos necessários para os alunos. Hoje se você não consegue enxergar, não consegue aprender e o mesmo acontece com ouvir”, esclarece Meri.
A criança com falta de visão pode apresentar dores de cabeça e desinteresse. “Quando vamos buscar realmente a causa, muitos não conseguem enxergar o que a professora escreve no quadro ou ler o livro. A alfabetização exige ótima visão, é um direito que eles têm em termos de Constituição Federal”, diz a vereadora.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.