São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 17:00
Edição Fevereiro | 2023
Ano - N° 319
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Colunistas
Classificados



Veja também:
Edital
Governo do Estado lança programa para zerar fila de cirurgias ainda em 2023
Ministério Público Federal inspeciona obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Conheça os secretários do Governo Jorginho Mello
Tribunal de Justiça homenageia 13 cartórios de SC com destaque em prêmio nacional
Senador catarinense do PL toma posse em Brasília
Deputados federais tomam posse no plenário da Câmara em Brasília
Deputados Estaduais tomam posse na ALESC

Geral
 
Trato pelo Rio Araújo: mais de 6.000 vistorias devem ser realizadas em imóveis localizados na bacia hidrográfica do Rio em 2023
Idealizado pela Casan, o programa iniciou suas atividades em 23 de março de 2022 e é executado pela empresa JPR Ambiental

Clique na imagem para ampliar.
De acordo com um levantamento feito pela empresa JPR Ambiental, que executa as ações do programa Trato pelo Rio Araújo, até o dia 30 de dezembro de 2022 foram realizadas 4.968 vistorias de imóveis. 75% dos imóveis notificados regularizaram a ligação à rede de esgoto com a ajuda do programa, colaborando para a diminuição da poluição hídrica causada por esgotos irregulares. Ainda estão previstas 6.200 vistorias em imóveis localizados na bacia hidrográfica do rio ao longo deste ano de 2023.
Durante as visitas, os técnicos testam, por meio de corantes não poluentes, as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento de águas das chuvas, para ver se estão de acordo com as normas vigentes de saneamento básico. Se o imóvel estiver com alguma irregularidade, o proprietário terá 60 dias para regularizar a situação. Após o prazo, a equipe retorna ao local para verificar se ajustes foram feitos. Para se certificarem de que as ligações ao esgoto estão corretas, os moradores interessados na vistoria podem entrar em contato com a equipe por meio do WhatsApp: (48) 99203-6873.
Idealizado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e executado pela empresa JPR Ambiental, o programa Trato pelo Rio Araújo iniciou as suas atividades em 23 de março de 2022. A Prefeitura de São José também colabora com o programa por meio ações realizadas pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Engenharia Sanitária), Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária) e Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Rio Araújo – O Rio Araújo possui um curso de aproximadamente 5,3 mil metros, determinando o limite entre os municípios de São José e Florianópolis. O local, que um dia já foi próprio para banho, hoje está em processo de despoluição. Atualmente, mantém espécies distintas, como o “Tapicuru”, uma ave que, após o desmatamento de florestas, teve que se adaptar em novos lugares, como as árvores que compõem as paisagens do Rio Araújo no trecho da Avenida Presidente Kennedy.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.