São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 18:30
Edição Agosto | 2022
Ano - N° 314
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Colunistas
Classificados




Especial
 
ELEIÇÕES 2022
Santa Catarina tem 10 candidatos ao governo do Estado

Clique na imagem para ampliar.
A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto. Confira o perfil dos candidatos:

- Décio Lima (PT):
Está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Santa Catarina. É formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí e em ciências sociais pela Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí. Foi prefeito de Blumenau (SC). A candidata a vice é a empresária Bia Vargas, do PSB.

- Espiridião Amin (PP):
É atualmente senador. Formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e em administração pela Escola Superior de Administração e Gerência. Já foi diretor de Administração da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, prefeito, deputado federal e governador. O candidato a vice na chapa é o advogado Dalírio Beber (PSDB).

- Gean Loureiro (União Brasil):
Formado em administração e direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado em Engenharia de Produção. Foi eleito cinco vezes vereador em Florianópolis. Foi deputado estadual e deputado federal pelo estado. Prefeito reeleito de Florianópolis, deixou o cargo para se candidatar a governador. O candidato a vice é o empresário Eron Giordani, do União Brasil, nascido em Faxinal dos Guedes (SC).

- Jorge Boeira (PDT):
É formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e foi docente da Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Foi deputado federal por quatro mandatos. Também foi gerente de projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O candidato a vice é o médico Dr. Dalmo, de Vacaria (RS), do mesmo partido.

- Jorginho Melo (PL):
Foi vereador em Herval d’Oeste (SC), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do estado e duas vezes deputado federal. Está no segundo ano de mandato como senador. Formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina. A candidata a vice é a Delegada Marilisa, do mesmo partido.

- Leandro Borges (PCO):
É a primeira vez que disputa o governo do estado. Jair Fernandes de Aguiar Ramos, de 36 anos, nascido em Blumenau (SC) é o candidato a vice governador pelo partido.

- Carlos Moisés (Republicanos):
Além de ser coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), é bacharel em direito e mestre em direito constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, onde foi professor de direito administrativo e constitucional. Nas eleições de 2020, foi eleito governador de Santa Catarina. O candidato a vice é o empresário Udo Dohler (MDB).

- Odair Tramontin (Novo):
É formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, especializado em direito penal e processual penal. É mestre em ciências jurídicas e professor na Universidade Regional de Blumenau. É promotor de Justiça. O candidato a vice é o administrador Ricardo Althoff (Novo).

- Professor Alex Alano (PSTU):
Formado em filosofia, é professor da rede pública estadual de ensino há mais de 14 anos. É ativista sindical e político, participou de manifestações contra ataques aos direitos trabalhistas, ambientais, sociais e das minorias. A candidata a vice é a professora Gabriela Santetti, do mesmo partido.

- Ralf Zimmer (PROS):
é defensor público em Santa Catarina. Ele foi defensor Público Geral entre 2016 e 2018. É a primeira vez que concorre ao cargo de governador e forma chapa pura coma empresária Ana Lúcia Meotti (Pros).

Os registros apresentados passarão agora pelo julgamento dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral para estarem aptos, cada inscrição com um respectivo relator que ainda avaliará se não há condenações criminais ou administrativas contra os postulantes que os impeçam de concorrer, ou seja, se estão inelegíveis ou não.

Os inscritos podem fazer campanha, mas para participarem do horário eleitoral no rádio e na TV, a partir do dia 26 de agosto, terão que estar com o registro deferido pela Justiça Eleitoral.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.